Hospital de Braga promove ação de sensibilização para os riscos associados à osteoporose

18 de Outubro 2023

O Hospital de Braga vai promover, na sexta-feira, uma ação de sensibilização dos utentes para os riscos associados à osteoporose, dotando-os de técnicas preventivas de quedas ou esforços, foi hoje anunciado.

Em nota enviada à Lusa, o hospital acrescenta que a iniciativa é dirigida a utentes com mais de 65 anos e contará com a presença de dois reumatologistas e uma enfermeira.

Na iniciativa, promovida para comemorar o Dia Mundial da Osteoporose, os participantes serão convidados a preencher um questionário para determinar o risco de fratura do utente a 10 anos e identificar aqueles que têm elevado risco de fratura.

A par desta avaliação, decorrerá, na Ágora do hospital, uma aula de ginástica, dinamizada por um programa municipal de promoção de atividade física, “num momento que promete aliar o exercício físico à boa disposição”.

“Aliamo-nos a esta causa pela importância que representa para os utentes. Avaliar riscos e prevenir quedas reduz significativamente os problemas associados à doença da osteoporose, refere a diretora da Serviço de Reumatologia do Hospital de Braga,Ana Roxo.

O Serviço de Reumatologia do Hospital de Braga dispõe de uma consulta de Osteoporose, que permite a observação de doentes com osteoporose grave, ou de difícil tratamento, com o objetivo de uma intervenção precoce, para prevenir o risco de fratura.

O Dia Mundial da Osteoporose foi criado para sensibilizar a população para a importância do diagnóstico da doença, reforçando as causas, sintomas, fatores de risco e métodos de diagnóstico desta doença metabólica.

A osteoporose é um problema de saúde pública, com uma prevalência crescente, atingindo cerca de 800 mil portugueses, sobretudo do sexo feminino, e sendo responsável por cerca de 40 mil fraturas ósseas e 1.500 mortes todos os anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This