FNAM insiste que regime das 35 horas semanais “tem de ser para todos os médicos”

19 de Outubro 2023

A dirigente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) voltou a insistir esta quinta-feira que a proposta de Governo deve beneficiar todos os médicos.

Os sindicatos médicos voltam hoje à mesa de negociações com o Ministério da Saúde, numa semana marcada por uma greve de dois dias.

Momentos antes de iniciar a reunião, Joana Bordalo e Sá defendeu que o braço de ferro acabou por surtir algum efeito. “O facto de continuarmos a lutar e de os colegas recusarem fazer mais do que as 150 horas extraordinárias obrigou o Ministério da Saúde a reunir com os sindicatos”.

No entanto, afirmou que as expectativas para a reunião de hoje são “muito baixas”, pois “os médicos aprenderam a não confiar na palavra do ministro da Saúde.”

Questionada sobre a proposta apresentadas na última reunião, Bordalo e Sá disse tratar-se de uma documento que “promove a desigualdade entre os médicos”.

“A proposta apresentada mostra alguma abertura. O problema é que o regime das 35 horas semanais não é para todos os médicos, é só para os médicos que fazem urgência. Portanto, trata-se de uma proposta que é desigual. Isto não faz sentido quando há falta de médicos em todos os lados”, disse.

A responsável defendeu, por isso, que “as 35 horas semanais têm de ser para todos, tanto para os médicos que fazem urgência e para os que não”, abrangendo médicos hospitalares, médicos de família e os médicos de saúde pública.

Sobre as palavras de António Costa a propósito da reunião de hoje, em que o próprio disse esperar cedência por parte dos sindicatos perante “um gigantesco passo do Governo”, afirmou: “Sabemos que o  senhor primeiro-ministro é muito hábil nas palavras, mas não passa aos atos ou a propostas concretas através do seu ministério da Saúde”.

A FNAM voltou a frisar o impacto da recusa dos médicos de fazer mais horas extraordinárias no funcionamento dos serviços e na saúde das pessoas. “O Governo tem a escolha de investir e valorizar os profissionais de saúde”, reforçou.

A federação garantiu que as greves anunciadas para 14 e 15 de novembro vão ser mantidas.

HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights