Especialista diz que o SNS precisa das parcerias público-privadas

23 de Outubro 2023

O economista Ricardo Reis defendeu esta segunda-feira ser "evidente" que o Serviço Nacional de Saúde precisa das parcerias público-privadas.

“Faz sentido manter as PPP?” Foi esta a pergunta que marcou a apresentação “PPP na Saúde, lições das últimas décadas para a próxima”, conduzida por Ricardo Reis, professor da Universidade Católica.

No âmbito do 46º Congresso Mundial dos Hospitais, o especialista em economia sublinhou os contributos das parcerias público-privadas na promoção do desenvolvimento.

Aos olhos de Ricardo Reis, o Serviço Nacional de Saúde precisa do apoio de todas as entidades. “É preciso repensar o modelo de gestão com a participação do setor privado.”

“Não há capital suficiente para cobrir todas as necessidades. Portanto a importância das PPP é evidente nesta altura… Por mais tinta verde, as PPP fazem parte do desenvolvimento, fazendo parte da própria Agenda 2030”, sublinhou.

De acordo com o orador, as parcerias público-privadas trouxeram grandes contributos para o país. “A qualidade dos serviços de saúde aumentou; houve um forte investimento por parte dos hospitais privados; foram feitas importantes contratações de quadros e uma maior flexibilidade contratual”.

É por isso, que o economista defendeu que “a verdadeira discussão das parcerias deve assentar na confiança mútua, na transparência, no equilíbrio e no bom senso”.

Apesar de reconhecer que os grupos privados atualmente possuem maior poder de decisão, conclui que “é possível estabelecer PPPs com grandes ganhos”.

“É urgente que seja ponderada a reintrodução das parcerias público-privadas no Serviço Nacional de Saúde” concluiu.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This