Concurso quer distinguir vídeos de estudantes que promovam sensibilização para o cancro colorretal

29 de Outubro 2023

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) tem 500 euros para oferecer aos alunos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas no âmbito de um concurso sobre cancro colorretal. 

A presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida, refere, em comunicado, que a iniciativa visa  “envolver a comunidade académica na partilha de informações cruciais sobre o cancro colorretal, ao mesmo tempo que sensibilizamos os estudantes e a população para o problema desta doença. Contamos com a criatividade dos participantes e acreditamos que o prémio poderá servir de incentivo para alguma atividade que o estudante queira fazer”.

“Esta é uma forma de os alunos encontrarem estratégias apelativas para falar, debater, discutir e disseminar informações relevantes sobre este problema. Estamos a promover a literacia em saúde”, continua.

Tiago Ribeiro, diretor do Departamento de Educação e Promoção para a Saúde da APEF, explica, na nota de imprensa, que “o farmacêutico tem um papel fundamental junto dos cidadãos e que, como futuros farmacêuticos, existe também a necessidade desta associação em dar a conhecer os serviços que as farmácias e os farmacêuticos têm ao dispor da população”.

Para competir, os estudantes terão de estar a frequentar o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

Os vídeos não podem ter mais de um minuto e trinta segundos e devem abordar temas relacionados com a campanha de saúde pública, como fatores de risco, sintomas, rastreios, métodos de prevenção e diagnóstico do cancro colorretal.

Em parceria com a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia, a sociedade científica vai galardoar com cem euros os cinco melhores vídeos.

As candidaturas estão abertas até 25 de novembro.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights