ESTeSC-IPC integra projeto internacional de educação para as alterações climáticas

13 de Novembro 2023

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) é uma das quatro instituições de ensino superior europeias que integram o projeto Learn4Green.

Durante os próximos três anos, a Escola vai trabalhar na criação de módulos de formação internacionais, colaborativos e multidisciplinares – focados no ambiente, sustentabilidade e saúde – que serão disponibilizados online para universidades europeias. Para cada módulo será ainda desenvolvido um projeto de intervenção concreta sobre as áreas abordadas.

Financiado em 250 mil euros pelo programa Erasmus+ KA2 – Parcerias de Cooperação, o Learn4Green junta a Haute Ecole Bruxelles-Brabant (Bélgica), a Universidade de Ciências Aplicadas Velika Gorica (Croácia), o Tartu Health Care College (Estónia) e a ESTeSC-IPC. “Esta colaboração responde à necessidade urgente de garantir que as gerações futuras são devidamente educadas e informadas sobre os efeitos das alterações climáticas e sobre como podemos mitigá-las e adaptar-nos a elas”, descreve a docente coordenadora do projeto na ESTeSC-IPC, Susana Paixão. “Ao preparar alunos e professores com os conhecimentos e competências necessários para enfrentar a crise climática, estaremos a garantir futuros líderes com capacidade para trabalhar na construção de um futuro mais sustentável e próspero”, acrescenta.

O programa combina sessões de ensino online – a primeira, dedicada à Energia, arranca já a 27 de novembro – com atividades presenciais, a realizar nas quatro instituições de ensino parceiras. Participam nas ações dez estudantes de cada escola (no caso da ESTeSC-IPC, alunos de licenciatura em Saúde Ambiental) e três docentes de cada país. Todas as atividades realizadas serão avaliadas, com vista à possibilidade de, futuramente, estes módulos de ensino poderem ser integrados nos currículos das universidades europeias que assim o pretendam.

No final cada módulo, os participantes são desafiados a passar da teoria à prática e a desenvolver projetos, em equipa, de aplicação concreta, trabalhando temas como redução do uso de energia em escolas, hospitais e fábricas; promoção da economia circular; mobilidade; gestão de resíduos; e produção de alimentos sustentáveis.

A apresentação Learn4Green aconteceu recentemente em Bruxelas, num evento onde participaram, em representação da ESTeSC-IPC, a vice-presidente da Escola, Nádia Osório, a coordenadora interna do projeto, Susana Paixão, e o responsável pelo Gabinete de Relações Internacionais, Rui Branco Lopes. A sessão incluiu uma conferência com o tema “Anthropocene: (un)sustainable development? Humanity facing the challenges of inequalities and the environment“, proferida pelo professor da Solvay Brussels School, Roland Moreau.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights