Cartão de saúde gratuito de Idanha-a-Nova tem 4.808 utentes

29 de Novembro 2023

O Cartão Raiano de Saúde lançado em 2021 pelo município de Idanha-a-Nova tem atualmente 4.808 utentes e regista cerca de nove mil consultas médicas e oito mil atendimentos de enfermagem.

O “Cartão Raiano de Saúde 0-114” é distribuído, de forma gratuita, a todos os munícipes residentes e recenseados no concelho e inclui serviços médicos como hospitalização, parto, ambulatório, consultas e exames, estomatologia, fisioterapia e rede de bem-estar, entre outros.

Segundo dados disponibilizados à agência Lusa pelo município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, desde 2021, data do lançamento do Cartão Raiano Saúde, foram já contabilizadas cerca de 9.000 consultas médicas e cerca de 8.000 atendimentos de enfermagem.

Os utentes podem ainda beneficiar da Unidade Móvel de Saúde de Idanha-a-Nova e têm acesso a atendimento na Casa de Saúde.

É também disponibilizado aconselhamento médico por telefone, serviço de marcação de consultas, pedido de médico e enfermagem ao domicílio, consultas de especialidade e acesso à Rede Médica Nacional.

O Cartão Raiano de Saúde, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Rede Nacional de Assistência (RNA), foi recentemente distinguido com o prémio internacional de Responsabilidade Corporativa e Social IAG Awards 2023.

“É um reconhecimento que nos dá ainda mais confiança no trabalho que estamos a fazer no concelho de Idanha-a-Nova na área da saúde, em prol dos nossos munícipes”, referiu, em comunicado, o presidente da câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

O Cartão Raiano Saúde, candidatado pela RNA aos prémios IAG Awards 2023, “foi considerado o melhor projeto social na área da saúde, graças ao seu cariz solidário, inclusivo e inovador junto dos cidadãos”.

“As políticas implementadas em Idanha-a-Nova na área da saúde, com destaque para os serviços contemplados pelo cartão, foram consideradas as melhores entre projetos de todo o mundo, numa rede que engloba 160 parceiros distribuídos por 200 países”, lê-se na nota.

O autarca manifestou a sua satisfação pela distinção internacional na área da saúde e sublinhou que o objetivo do cartão é proporcionar aos munícipes de todas as freguesias cuidados de saúde de proximidade e qualidade, em articulação e complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde.

“Num concelho extenso (o quarto maior do país) e de baixa densidade, assegura-se, desta forma, melhores condições de vida à população de todas as idades”, concluiu Armindo Jacinto.

Idanha-a-Nova, de acordo com os Censos 2021, tem 8.355 habitantes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Enfermeiros querem reunir com António Gandra d’Almeida

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) saudou esta quarta-feira a eleição de António Gandra d’Almeida como novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde. Em declarações ao nosso jornal, o responsável afirmou que vai solicitar uma reunião com António Gandra d’Almeida e a nova equipa.

Fernando Araújo: Autorizações para contratar médicos “têm demorado menos que três dias úteis”

Na comissão parlamentar de Saúde, esta quarta-feira, Fernando Araújo apresentou os feitos da reforma do Serviço Nacional de Saúde e da equipa que liderou enquanto diretor executivo. A reforma “tem conseguido alterar esta burocracia, estes patamares administrativos, estes tempos que eram incomportáveis na gestão do SNS”, tendo decorrido com o envolvimento dos profissionais: “de baixo para cima”.

Fernando Araújo: “Não estive em nenhuma das reuniões do grupo de emergência”

O antigo diretor executivo, ouvido hoje na comissão parlamentar de Saúde, disse que a DE-SNS não teve conhecimento do plano estratégico do novo ministério. “Não é num tom de crítica, é apenas factual”, ressalvou. Para Fernando Araújo, não fazia sentido implementar medidas perante a vontade de “fazer algo diferente”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights