UBI assina protocolo com Hospital Privado das Beiras

7 de Dezembro 2023

A Universidade da Beira Interior (UBI), com sede na Covilhã, assinou esta quinta-feira um protocolo com o Hospital Privado das Beiras (HPB), em construção na cidade, para a colaboração em várias áreas.

Segundo o administrador executivo do “primeiro hospital privado nas beiras”, António Sàágua, o acordo rubricado no auditório das sessões solenes daquela instituição de ensino superior vai permitir colaborar por exemplo na formação e em projetos de investigação.

“Este protocolo é um ato de extrema importância. Vai permitir a implementação de projetos e colaboração de ensino pré-graduado, intercâmbio de informações e de publicações académicas, promoção de atividade de formação de pessoal, docentes, investigadores, técnicos, estudantes e parcerias em projetos de investigação”, realçou António Sàágua.

O reitor da UBI, Mário Raposo, sublinhou que a Faculdade de Ciências da Saúde (FSC) completa 25 anos e acrescentou que a instituição vê o acordo “como uma oportunidade futura para os seus estudantes e futuros médicos”.

O reitor referiu que o documento hoje assinado resultará no futuro “naquilo que as pessoas tiverem capacidade de desenvolver” e disse esperar que a colaboração “venha a contribuir cientificamente para a região”.

“O protocolo é uma declaração de intenções de cooperação entre a FCS e o HPB, que espero venha a ser mais do que isso, e cujo dinamismo dependerá no futuro da capacidade que uns e outros colocarem no desenvolvimento de ações profícuas para ambas as entidades”, frisou Mário Raposo.

O presidente da FCS, Miguel Castelo Branco, enfatizou que parcerias como esta significam que existe dinâmica, “que há a criação de meios de suporte, que há desenvolvimento, que há investigação”.

Miguel Castelo Branco disse que a colaboração com o HPB “é bem-vinda” e manifestou-se disponível para “a consolidar e tornar efetiva no terreno”.

O presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, defendeu a promoção “de sinergias” entre instituições públicas e privadas e destacou os investimentos anunciados que “fortalecem o ‘cluster’ da saúde na Covilhã”, uma área em que, vincou, o concelho se está a afirmar.

“Todos em conjunto estamos a criar uma oferta que é inovadora, muito qualificada e torna a nossa região ainda mais atrativa”, destacou o autarca da Covilhã, no distrito de Castelo Branco.

O HPB resulta de um investimento de 20 milhões de euros de um consórcio de três empresas, a abertura está prevista para abril de 2025 e os responsáveis estimam a criação de 150 a 200 postos de trabalho.

Além do bloco operatório, a estrutura ficará dotada de unidade de cuidados intermédios, internamento, equipamento de imagiologia de última geração, laboratório, meios complementares de diagnóstico e terapêutica e serviço de atendimento permanente, entre outros serviços.

O hospital tem projetadas 30 camas, mais 50 na estrutura residencial contígua para pessoas idosas, que funcionará “em articulação próxima com a unidade hospitalar”, segundo o administrador executivo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights