FNAM diz que “regulação da Saúde não pode descurar o SNS e a importância de fixar médicos”

14 de Dezembro 2023

A FNAM marca presença na conferência dedicada ao 20.º aniversário da Entidade Reguladora da Saúde, esta quinta-feira, “para relembrar que a regulação da Saúde não pode descurar o SNS e a importância de fixar médicos no serviço público”.

“Manuel Pizarro, que encerra a Conferência, não poderá vender a ilusão de que resolveu os problemas do SNS enquanto ele desaba aos olhos de todos”, afirma a FNAM.

A Federação Nacional dos Médicos alerta que o condicionamento dos serviços de urgência tem-se agravado ao longo do mês e as insuficiências multiplicaram-se durante esta semana, “dada a falta de médicos no SNS”. “De norte a sul do país, a saúde dos utentes está a ser deixada para trás, por mais que o Ministério de Manuel Pizarro e o Governo em gestão de António Costa insistam em nos vender um mundo de fantasia”, critica a FNAM.

“Assistimos com estupefação quando Manuel Pizarro, que escolheu não negociar de forma séria e competente com os médicos do SNS, e que não foi capaz de lhes garantir uma atualização salarial justa e reposição de condições de trabalho perdidas ao longo dos anos, insiste em dizer ‘que o sistema tem dado uma resposta absoluta, cabal’ ao desabamento em curso do SNS, por falta de médicos. Não tem. Todos sabemos disso e o Ministro da Saúde também”, denuncia a FNAM, que continuará a lutar por “salários justos e condições dignas” para todos os médicos e um SNS “público, universal, acessível e de qualidade, realidade que só se garante com médicos”.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Grávida tem bebé em ambulância à porta de casa no Seixal

Um bebé nasceu hoje numa ambulância dos Bombeiros do Seixal, à porta de casa da grávida, enquanto eram aguardadas indicações sobre para que hospital se deveriam dirigir, dado que as urgências de obstetrícia do hospital de Almada estão fechadas.

Sofia Correia de Barros: “Portugal é Exemplo Mundial na Qualidade do Tratamento de Diálise”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Sofia Correia de Barros, Presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), destaca os desafios da literacia em saúde, a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crónica, e faz o balanço das quatro décadas de trabalho da associação, sublinhando a necessidade de inovação e de uma maior valorização do setor em Portugal.

Slow Art: Um Caminho para o Bem-Estar

Num mundo acelerado, onde a atenção é cada vez mais fragmentada e o tempo limitado, a arte pode ser um espaço de silêncio, presença e reencontro com o essencial. Este é o mote do curso Slow Art: A Arte como um Caminho para o Bem-Estar, leccionado por Mário Rodrigues, no Museu do Oriente, a 10 de Maio.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights