Paulina Aguiar, Farmacêutica, Centro Hospitalar Universitário do Porto

A intervenção do Farmacêutico na implementação da terapia nutricional no domicílio

09/25/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

A intervenção do Farmacêutico na implementação da terapia nutricional no domicílio

25/09/2020 | Consultório

O Farmacêutico na sua vertente de especialista do medicamento que envolve responsabilidade na selecção, aquisição, produção, investigação, dispensa, informação e monitorização dos medicamentos, é um alicerce em todas as equipas que prestem cuidados de saúde.

O suporte nutricional, considerado ainda menor na prestação de cuidados de saúde, torna-se essencial para gerar resultados em saúde.

O Farmacêutico como elemento da equipa de profissionais de saúde responsáveis pela Nutrição Artificial, promove a selecção e aquisição das melhores fórmulas adaptadas às necessidades e preferências do doente; promove a literacia em saúde através da transmissão de informação; promove a adesão à terapêutica e o acompanhamento e avaliação técnica da utilização das tecnologias disponíveis.

Estabelecida a necessidade de suporte nutricional, o Farmacêutico colabora na tomada de decisão terapêutica, articula-se com a indústria farmacêutica e o serviço de aprovisionamento, para garantir a entrega domiciliária das fórmulas seleccionadas nas melhores condições. Proporciona o ensino e a responsabilização do doente pelo seu próprio tratamento e compromete-se com ele na prestação de cuidados farmacêuticos.

Além disso, monitoriza o tratamento e participa na resolução das complicações que surjam, habilitando o doente para a sua prevenção.
A criação de Unidades de Responsabilidade de Nutrição Artificial Domiciliária constituídas por médico, enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo e, claro está, o Farmacêutico, dotadas dos meios técnicos e logísticos adequados, com responsabilidades definidas, regras e protocolos de actuação, que determinem, concretizem e acompanhem o plano nutricional estabelecido, permitem obter ganhos
em saúde sem aumentar os custos.

É necessário o desenvolvimento na legislação que possa suportar a implementação de modelos de Nutrição Artificial Domiciliária, já que na Farmácia Hospitalar não existe nenhum diploma legal que lhe permita ceder às fórmulas, ou outros medicamentos necessários neste âmbito, para o domicílio, bem como cumprir a legislação já existente obtendo do doente o Consentimento Informado Livre e Esclarecido, para nunca esquecer a vontade do próprio doente.

O suporte nutricional domiciliário permite ao doente permanecer no seio sócio-familiar, com as mesmas garantias de segurança e eficácia, sempre que se programe adequadamente o tratamento e seguimento do doente.
A Nutrição Artificial Domiciliária assenta num carácter inovador, centrado no doente e na sua qualidade de vida, nas suas expectativas, na independência dos serviços de saúde, na maior humanização e satisfação dos doentes e familiares, sem perder o conhecimento técnico e científico dos especialistas.

A implementação de terapia nutricional no domicílio, realizada por profissionais de saúde especializados e capacitados, que estabeleçam um rigoroso programa de educação e treino dos doentes e/ou cuidadores, vai permitir pôr em prática um plano nutricional eficaz,  indispensável, se quisermos tratar bem os nossos doentes.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights