CML quer aumentar adesão ao plano de saúde gratuito

17 de Janeiro 2024

O plano de saúde gratuito “Lisboa 65+”, disponível desde 21 de dezembro de 2022, regista 12.897 inscritos, número aquém do público-alvo de 130 mil munícipes, mas a câmara garante que está a trabalhar para aumentar a adesão.

“Um trabalho de melhoria ao nível da comunicação, simplificar o processo de inscrição e alargar os serviços disponibilizados, porque sabemos que este plano é um complemento, mas sabemos que cada vez é mais importante”, afirmou a vereadora dos Direitos Humanos e Sociais na Câmara Municipal de Lisboa (CML), Sofia Athayde (CDS-PP).

A autarca falava na reunião na Assembleia Municipal de Lisboa (AML), num período dedicado a perguntas à CML, em que foi questionada pela deputada do CDS-PP Margarida Neto sobre o plano de saúde gratuito “Lisboa 65+”, dirigido a 130 mil lisboetas com mais de 65 anos, referindo que os 12 mil inscritos “estão aquém” do público-alvo.

Também o deputado Bruno Mascarenhas, do partido Chega, pediu um balanço do primeiro ano do plano de saúde.

Indicando que se registam 12.897 inscritos, Sofia Athayde disse que, até à data, foram realizadas 1.716 teleconsultas, 515 consultas no domicílio e 51 consultas de oftalmologia, tendo sido atribuídos 57 pares de óculos.

Em termos de medicina dentária, houve 67 consultas, 18 consultas de higiene oral, foram colocadas 30 próteses, realizaram-se 96 restauros e intervenções e fizeram-se 20 radiografias, indicou a vereadora.

O deputado do Chega questionou ainda a câmara sobre a implementação do programa Recuperar +, que prevê um conjunto de medidas para apoiar as pessoas e as atividades económicas.

Sobre o Recuperar + destinado às famílias, Sofia Athayde revelou que “foram atribuídos apoios no valor de 181 mil euros, apoiadas 141 famílias, ou seja, todos os pedidos de apoio elegíveis foram concedidos”.

Relativamente ao último programa de apoio do Recuperar + dirigido às empresas da cidade, o vereador da Economia, Diogo Moura (CDS-PP), adiantou que a câmara “recebeu e apreciou 656 candidaturas, duas consideradas inativas por iniciativa dos próprios requerentes, foram indeferidas 133 e foram pagas 521 candidaturas, num valor total, até à data, de 2,7 milhões de euros”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed financia Dupixent® para quatro novas indicações

O Infarmed aprovou o financiamento de quatro novas indicações do medicamento Dupixent® (dupilumab) para tratamento de asma grave, esofagite eosinofílica, dermatite atópica e prurigo nodular, beneficiando pacientes de diversas faixas etárias.

Congresso de Nutrição 2025: Inovação e Saúde em Debate

O Congresso de Nutrição regressa a 21 de fevereiro de 2025 no Grande Auditório João Lobo Antunes, em Lisboa, reunindo especialistas para debater inovações tecnológicas, a relação intestino-cérebro e os impactos dos alimentos ultraprocessados, com transmissão em podcast de uma mesa redonda

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights