Ativistas celebram em Lisboa o preservativo no Dia dos Namorados

14 de Fevereiro 2024

O Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e a AIDS Healthcare Foundation (AHF) assinalam esta quarta-feira o Dia Internacional do Preservativo com rastreios, preservativos e espetáculos no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa.

Num comunicado, o GAT realçou que as comemorações acontecem esta quarta-feira, no Dia dos Namorados, simultaneamente em 45 países, para recordar que “o preservativo está sempre na moda e que, por isso, deve ser acessível sem barreiras a todas as pessoas que dele necessitam”.

No comunicado, Ricardo Fernandes, Diretor Executivo do GAT, realçou que o preservativo previne o VIH e alertou que Portugal “não conta com uma estratégia para a prevenção do vírus da sida“, liderando o top das infeções por VIH na Europa Ocidental.

O GAT reivindicou “mais e melhores estratégias, nomeadamente ‘um plano de distribuição e recursos que apoiem as organizações que estão no terreno’ para que seja possível chegar a mais pessoas e prevenir as infeções sexualmente transmissíveis (IST)”.

No ano passado, o GAT referenciou mais de 1.800 pessoas para o medicamento que previne o VIH e o seu serviço “Love Condoms” distribuiu gratuitamente mais de um milhão e duzentos mil preservativos e cerca de quinhentas mil embalagens de gel lubrificante.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, são reportadas diariamente mais de um milhão de infeções sexualmente transmissíveis e mais de 117 milhões de novas infeções de VIH foram evitadas desde 1990 com o uso do preservativo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights