Hospital de Braga obtém certificado de economia circular da ADENE

19 de Fevereiro 2024

O Hospital de Braga participou no eCIRCULAR, o novo sistema de classificação de práticas de gestão em economia circular da ADENE – Agência para a Energia, tendo obtido a classificação B.

Em comunicado, o Hospital de Braga, que integra a ULS de Braga, explica que o eCIRCULAR é um sistema para que as organizações dinamizem ações e obtenham resultados práticos e evolutivos ao nível da economia circular. Trata-se de um modelo abrangente, aplicável a múltiplos setores da sociedade, frisa o hospital.

O processo de avaliação das empresas resulta na atribuição de uma classificação, numa escala de F a A+, possibilitando uma análise da situação atual da entidade e quais as áreas que devem ser melhoradas.

O Hospital de Braga foi avaliado em 27 parâmetros diferentes, incluindo: recursos hídricos, recursos energéticos, materiais e práticas implementadas. Conseguiu obter a classificação B, com identificação de medidas para a passagem ao nível seguinte da classificação.

“Este sistema de classificação do desempenho em economia circular oferece um conjunto claro e estruturado de diretrizes e métricas de avaliação. Através da sua especificidade e transparência, torna as práticas e os resultados mensuráveis, combatendo o ‘greenwashing’ e promovendo a sustentabilidade genuína”, refere Armanda Pereira, diretora do Serviço de Qualidade, Epidemiologia e Segurança da ULS de Braga. “Ao utilizar este sistema, as empresas podem demonstrar de forma robusta e confiável o seu compromisso com a economia circular, contribuindo para uma transição mais justa e sustentável para todos”, reforça Armanda Pereira.

A ADENE tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia e suas interfaces com outras políticas setoriais, em articulação com as demais entidades com atribuições neste domínio.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

Fundação Champalimaud: Como os cérebros transformam sons em ações

Um novo estudo do Laboratório Renart, publicado na Current Biology, apresenta resultados que permitem a nossa compreensão sobre como as informações sensoriais e as escolhas comportamentais estão entrelaçadas dentro do córtex — a camada externa do cérebro que molda a nossa percepção consciente do mundo.

Xavier Barreto: “Não podemos andar de seis em seis meses a mudar tudo”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que uma das principais, e mais polémicas, reformas do Serviço Nacional de Saúde deve ser mantida pelo novo Governo. No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Xavier Barreto afirmou: “A reforma das ULS deve ser mantida”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights