Bastonário alerta: Distrito da Guarda precisa de mais psicólogos com urgência

27 de Fevereiro 2024

Alerta é dado pelo Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses durante uma vista à Unidade Local de Saúde da Guarda

O Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Francisco Miranda Rodrigues, alertou esta segunda-feira para a falta de psicólogos no Serviço Nacional de Saúde na região da Guarda. Foi durante uma visita ao serviço de psicologia da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

“O distrito da Guarda precisa de mais psicólogos com urgência”, avisou o Bastonário. “Há pouco mais de dois psicólogos nos centros de saúde para os 147 mil habitantes do distrito. Isto significa que fazem uma avaliação a uma pessoa só dois meses depois é que talvez consigam ter uma consulta”.

À falta de recursos juntam-se as particularidades geográficas do território. “Um psicólogo pode ter de ir da Guarda até Foz Coa. São duas horas de viagem que seriam importantes para dar assistência a quem precisa”.

O Bastonário da OPP e a vice-presidente Sofia Ramalho visitaram a Unidade Local de Saúde da Guarda, onde foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração, João Pedro Barranca, e pela Diretora Clínica, Fátima Cabral. Reuniram-se depois com os profissionais do Serviço de Psicologia daquela ULS.

A direção da OPP está a visitar os vários serviços de psicologia das Unidades Locais de Saúde do país, já instalados, para acompanhar as dificuldades que podem estar a ser sentidas pelos psicólogos nesta fase de adaptação e mudança no SNS.

PR/HN/NR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights