Centro Social do Vale do Homem expande serviços do Centro de Reabilitação Motora

19 de Abril 2024

O Centro Social do Vale do Homem (CSVH) vai alargar os serviços do Centro de Reabilitação Motora (CRM), valência que se dedica à prestação de serviços na área da Medicina Física e de Reabilitação.

O CRM, que já se encontra disponível no Felizmente Lar desde o primeiro dia da sua abertura (ano de 2022), será agora alargado a outras estruturas do CSVH, mais especificamente ao Centro Social (CS), Lar das Termas (LT) e Casa da Alegria (CA).

Os utentes poderão usufruir de um vasto leque de atividades de estimulação motora, como sendo o ginásio, a hidromassagem e vichy banhos térmicos associados a massagem, a piscina dinâmica, fisioterapia, terapias respiratórias, terapias não farmacológicas, cinesioterapia, reflexologia, entre outras.

Estas terapêuticas contribuem para a obtenção de uma resposta diferenciadora na área da reabilitação e estimulação corporal, levando à diminuição das dores crónicas, tensão corporal, ativação da circulação sanguínea, diminuição de riscos de depressão, aumento da atividade física e, consequentemente, a melhoria do sistema imunitário e maior equilíbrio entre o corpo e a mente.

Para Luís Rodrigues, médico fisiatra e diretor clínico do CRM, “o alargamento desta valência a outras estruturas do CSVH é um passo muito positivo para o aumento do bem-estar e equilíbrio dos utentes dentro do universo do CSVH. Trata-se de um serviço personalizado de atendimento, com profissionais especializados, nomeadamente fisiatra, fisioterapeuta, pneumologista, psicólogo, massagista, psicomotricista, técnicos de balneoterapia, entre outros.”

Reitera, ainda, que “se trata de um serviço com planos de reabilitação personalizados a cada utente, em colaboração com uma equipa multidisciplinar, e isso acrescenta muito valor porque a intervenção é muito focada nas necessidades de cada utente. Trabalhamos de forma rigorosa para que, efetivamente, consigamos a melhoria do bem-estar do utente como um todo.”

Diana Pimenta, médica pneumologista do CSVH, realça que “a cinesiterapia respiratória desenvolvida no CRM é fundamental para a melhoria da função pulmonar, capacidade respiratória, fortalecimento dos músculos respiratórios, mobilização das secreções, prevenção das exacerbações das doenças respiratória, e isto reflete-se, inevitavelmente, na melhoria da qualidade de vida dos nossos utentes.”

Já para Sara Sousa, enfermeira especialista em reabilitação do CSVH, “ o CRM é, sem dúvida alguma, uma abordagem diferenciadora na região porque conseguimos através de uma equipa de profissionais com elevado nível de conhecimento e experiência uma eficaz resposta de reabilitação motora que se torna fundamental na manutenção da qualidade de vida e promoção da autonomia dos nossos utentes.”

O CRM, para além do Felizmente Lar, já se encontra a ser implementado de forma assídua na Casa Alegria e, brevemente, os utentes do Centro Social e Lar das Termas poderão usufruir do serviço nos mesmos moldes.

O CSVH iniciou também um processo de conversações com outras entidades que tenham interesse nesta valência e assim, no âmbito de parcerias institucionais externas, poder-se-á alargar o CRM a utentes de outras entidades da região.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

MAIS LIDAS

Share This