One Health: Farmácias Holon e Krka promovem campanha de sensibilização sobre saúde animal

23 de Abril 2024

Entre os meses de abril e setembro, as Farmácias Holon, em parceria com a Krka, promovem uma campanha de sensibilização sobre desparasitação, com o mote “Não queremos mais bichos na família”.

A campanha pretende alertar a sociedade para a importância da proteção dos animais de estimação através da desparasitação, demonstrando que, ao proteger o animal de estimação, os donos estão, também, a proteger-se a si mesmos, numa abordagem One Health.

No final de 2022 existiam, em Portugal, mais de 3 milhões de animais de companhia registados, de acordo com os valores partilhados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Manter um animal de companhia saudável dentro do ambiente doméstico envolve desparasitações regulares e eficazes, que assegurem a eliminação de endoparasitas (parasitas internos) e ectoparasitas (parasitas externos). A desparasitação interna e externa previne as infestações dos animais, que podem ser transmitidas pelos e para os humanos.

“As substâncias e dosagens de desparasitante a utilizar dependem da espécie, peso e condição de cada animal de companhia. Por este motivo, é essencial que os profissionais aptos a dispensar este tipo de fármacos estejam capacitados para poder esclarecer potenciais dúvidas e prestar um aconselhamento, sempre que necessário.

Como profissionais de proximidade privilegiamos o atendimento personalizado, baseado na confiança com os nossos utentes, e temos um papel essencial na sensibilização para a prevenção de infestações zoonóticas”, explica António Mieiro, Animal Health and OTC Line Manager na Krka.

A campanha “Não queremos mais bichos na família” tem como objetivos: promover a literacia e o uso correto dos antiparasitários para animais; identificar situações que careçam de avaliação e aconselhamento especializado; promover o uso correto dos antiparasitários, de forma a assegurar a sua eficácia e a evitar o desperdício de doses; contribuir para uma manutenção da desparasitação do animal, especialmente durante o período do ano de maior risco (primavera/verão).

O comunicado enviado ao HealthNews reúne ainda conselhos para uma boa desparasitação: animais que passeiam em zonas de alta propensão a infestações têm um maior risco de serem infestados; apesar da desparasitação dever ser feita todo o ano, o risco de infestação por parasitas externos aumenta durante certas épocas do ano, como no verão ou em climas mais quentes e húmidos; confirme a idade do animal porque muitos desparasitantes só podem ser colocados a partir das 7-8 semanas (exceção para o spray, por exemplo) e, por outro lado, animais bebés e mais velhos têm um sistema imunitário mais debilitado, pelo que podem apresentar maior risco de infestação por parasitas; confirme o peso do animal (se o peso estiver num intervalo de dois medicamentos – ex: 10kg está num intervalo de produtos 4-10kg e 10-25kg –, escolher sempre a maior posologia); confirme se o desparasitante tem ação repelente uma vez que um produto sem ação repelente não irá impedir o parasita de se fixar no seu animal de estimação; no caso da desparasitação de cães, confirme se o desparasitante tem ação contra o mosquito (Phlebotomus perniciosus), vetor da doença zoonótica Leishmaniose; não dê banhos até 48h antes e depois de colocar a pipeta, já que banho irá afetar a absorção do produto pela pele e consequente eficácia; para cães maiores aplique o spot-on em vários locais ao longo do dorso, para que a pele consiga absorver todo o produto; trate todos os animais da casa ao mesmo tempo; não mexa no local enquanto o produto não secar; aponte a data no calendário para se lembrar de quando deve desparasitar novamente.

A campanha estará disponível nas Farmácias Holon aderentes, de norte a sul do país, com as seguintes ativações: taças de água para cães e cachorros à porta das farmácias; comunicação dentro do espaço físico da farmácia, com QR code a redirecionar para conteúdos digitais; peça para dispensador de senhas; mupis; artigo na Revista H; presença em eventos dedicados aos animais de companhia; parceria com a influenciadora Diana Ladeira

A desparasitação do animal de estimação melhora a sua qualidade de vida e aumenta a sua resistência a problemas de saúde graves, mas acima de tudo protege a saúde de todos os elementos da família.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDI dedica mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII)

A APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, colite ulcerosa, doença de Crohn está a dedicar, mais uma vez, o mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII) seguindo as indicações da EFFCA – Federação Europeia das  Associações de Doença de Crohn e Colite Ulcerosa que neste ano de 2024 escolheu como mote “A  DII não tem fronteiras”.

Nuno Jacinto: “A Medicina Geral e Familiar tem um papel central em todos os sistemas de saúde”

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) reforçou a importância da especialidade na promoção da saúde e prevenção da doença. No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, Nuno Jacinto falou ao HealthNews sobre os constragimentos que estes profissionais de saúde enfrentam e dos desafios que os cuidados de saúde primários enfrentam em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights