Xavier Barreto lamenta demissão de diretor-executivo do SNS e espera que “muito rapidamente a normalidade seja reposta”

24 de Abril 2024

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), Xavier Barreto, lamenta a demissão de Fernando Araújo neste “momento sensível” e “muito exigente” de reforma do SNS e espera que “muito rapidamente a normalidade seja reposta com a nomeação de uma nova equipa”, disse hoje ao HealthNews.

“O que posso dizer é lamentar a demissão, naturalmente. Não tenho qualquer dúvida que o Professor Fernando Araújo e a sua equipa estiveram sempre imbuídos de um espírito de missão, que se empenharam para levar a cabo esta reforma do Serviço Nacional de Saúde, e, portanto, lamento que não tenha sido possível encontrar uma base de entendimento com o Governo que permitisse que a Direção Executiva pudesse cumprir o seu mandato. Não sei exatamente quais foram as razões, não conhecemos os detalhes desse desacordo em relação ao rumo a seguir, portanto não posso fazer um juízo sobre isso. Posso apenas lamentar que isso tenha acontecido, e que tenha acontecido neste momento, que é um momento sensível, é um momento muito exigente da reforma do Serviço Nacional de Saúde. O que espero, naturalmente, é que o Governo, com a maior brevidade, nomeie uma nova equipa, que essa equipa possa ser empossada, legitimada para retomar a reforma que está em curso”, referiu Xavier Barreto, contactado pelo HealthNews no dia seguinte ao anúncio de demissão em grupo da DE-SNS.

Xavier Barreto frisou que não faz “nenhum juízo sobre a situação em si”. “Acredito que o Governo, sendo legitimamente eleito pelos cidadãos, e repare que nessas eleições apresentou um programa, apresentou uma ideia que é levada a sufrágio e, portanto, que é validada em eleições, tem toda a legitimidade para definir prioridades, para definir o rumo”, “e as pessoas da Direção Executiva têm também toda a legitimidade para estarem alinhadas ou não com esta visão”, desenvolveu Xavier Barreto. “Não sei, como lhe disse, exatamente quais foram os detalhes que levaram a esta demissão, só as partes diretamente envolvidas é que saberão. Lamento que tenha acontecido, como lhe disse, e espero que muito rapidamente a normalidade seja reposta com a nomeação de uma nova equipa”, concluiu.

Questionado sobre as reivindicações dos administradores hospitalares, Xavier Barreto mencionou a Revolução dos Cravos, que comemora amanhã o seu 50.º aniversário: “Os administradores hospitalares estão numa situação que é absolutamente inaceitável. Nós, enquanto sociedade, não deveríamos aceitar que 50 anos depois do 25 de Abril existissem trabalhadores da administração pública (neste caso, no Serviço Nacional de Saúde) que não tivessem o seu trabalho regulamentado, que não tivessem avaliação de desempenho, que estivessem sem desenvolvimento profissional há mais de 20 anos.”

Xavier Barreto espera que o Governo priorize este tema: a revisão da carreira de administração hospitalar “tem que acontecer com a maior brevidade, com urgência, até”. “Não falámos ainda com a senhora ministra, ainda não fomos convocados para reunião, não temos ainda resposta ao nosso pedido de reunião, e, portanto, até lá teremos que aguardar para saber exatamente quais são as intenções da senhora ministra”, adiantou o presidente da APAH.

HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This