Fibrilhação Auricular: Técnica inovadora disponível na Unidade Local de Saúde da Arrábida

30 de Abril 2024

Uma técnica inovadora no tratamento da Fibrilhação Auricular passa a estar disponível na Unidade Local de Saúde da Arrábida, foi esta segunda-feira anunciado.

Em comunicado, a ULS destaca que o sector de Arritmologia, Electrofisiologia e Pacing do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardoiniciou em abril de 2024 a utilização da Pulse Field Ablation (PFA) no tratamento da Fibrilhação Auricular.

“Esta nova técnica de ablação de fibrilhação auricular, iniciada pelo Dr. Dinis Mesquita, com o apoio da Professora Doutora Ana Leonor Parreira, que consiste na utilização de impulsos elétricos, que causam destruição irreversível das células cardíacas responsáveis pela Fibrilhação Auricular, sem lesar as estruturas adjacentes. Neste sentido e como demonstrado em ensaios clínicos prévios, permite a realização de procedimentos com uma elevada taxa de segurança e mantendo a mesma eficácia que a energia habitual de radiofrequência ou crioenergia. A par destas características, este procedimento é mais rápido do que a ablação convencional, o que permitirá no futuro o tratamento de mais doentes e de forma atempada, evitando a progressão de uma doença tão prevalente e com morbilidade muito expressiva”, lê-se na nota.

A ULS conclui que, com o início desta nova técnica, “a oferta de procedimentos inovadores, seguros e eficazes mantém-se como um objetivo, permitindo oferecer à população da Unidade Local de Saúde da Arrábida um dos tratamentos state of the art para esta arritmia.”

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights