Especialistas discutem eliminação da hepatite C em Portugal

2 de Maio 2024

A Abbvie promove esta sexta-feira uma nova edição do encontro "Targeting 2030". O encontro junta especialistas para discutir a eliminação da hepatite C em Portugal até 2030.

Com o objetivo de discutir estratégias e ações concretas para alcançar os objetivos desafiantes colocados pela OMS e tendo em consideração o impacto desta doença, a Abbvie promove uma nova edição do encontro “Targeting 2030”, no próximo dia 03 de maio, no Hotel Lumen, em Lisboa.

De acordo com Arsénio Santos, Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado e um dos especialistas que estará presente nesta reunião, para garantir a eliminação desta patologia até 2030 “é imprescindível identificar o maior número possível de pessoas infetadas com o vírus da hepatite C e tratar todos os casos positivos. Isso traduzir-se-á em ganhos de saúde para as pessoas tratadas e, ao prevenir as complicações da doença, em ganhos económicos para a sociedade. Quanto mais erradicarmos os focos de infeção, mais diminuirá o risco de novos casos no futuro, contribuindo para que se atinjam os objetivos traçados pela OMS.”

Este encontro, que contará com a moderação da jornalista Fernanda Freitas, tem como propósito reunir a comunidade médica, especialistas em saúde pública e diversos peritos na área para uma discussão abrangente e informada sobre a luta contra a hepatite C em Portugal. Alguns representantes das organizações de base comunitária também estarão presentes de modo a trazer uma visão crucial do trabalho realizado no terreno e as necessidades das comunidades afetadas.

Atualmente, e de acordo com dados partilhados pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, estima-se que existem ainda cerca de quarenta mil casos por diagnosticar.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights