Há portugueses a precisar de ajuda psicológica na Venezuela

13 de Maio 2024

 A Missão Católica Portuguesa de Caracas (MCP) alertou para a falta de ajuda psicológica para enfrentar o dia-a-dia na Venezuela, país onde vivem milhares de portugueses, muitos deles carenciados.

“Estamos preocupados, queremos avançar com um consultório para ajuda psicológica aos nossos imigrantes, porque a situação é muito instável”, disse o diretor da MCP, Carlos de Abreu.

Carlos de Abreu falava à agência Lusa na Ermita de Nossa Senhora de Coromoto e Fátima, sede da Missão Católica Portuguesa de Caracas, onde sublinhou que há instituições luso-venezuelanas a fazer “um trabalho extraordinário” a nível social, mas “falta a atenção psicológica”.

“Eles [os luso-venezuelanos] têm uma realidade percebida e assimilada, mas tudo tem mudado, é tão diferente e difícil, que é importante que recebam ajuda psicológica neste momento”, disse.

O sacerdote explicou que na Venezuela “nem todo o mundo é rico” e existem portugueses “no mundo do negócio e da economia que estão também a ter dificuldades”.

“Os empresários estão também a sofrer, mas são homens de muita fé e é essa fé que os impulsiona. Por isso, [apesar das dificuldades] os investimentos portugueses na Venezuela são importantíssimos para continuar a criar empregos para portugueses e venezuelanos. Continuam a investir, a arriscar o seu capital, [o esforço de] anos de trabalho, com essa fé de que a situação vai mudar”, salientou.

Carlos de Abreu referiu ainda que a Igreja “é humanidade” e tem a missão de “ajudar” os carenciados e, com a ajuda da comunidade portuguesa local, têm organizado algumas iniciativas, nomeadamente distribuído sapatos e brinquedos a crianças e jovens.

Emocionado, contou que “uma miúda ficou tão contente que queria guardar os sapatos para o dia da Comunhão Solene” e que só aceitou usá-los depois de lhe prometerem que conseguiria outro par para essa altura.

“Temos ajudado, mas é importante fazer muito mais”, insistiu, sublinhando que a igreja “está sempre de portas abertas para todos”.

Diretor da MCP há mais de dois anos e meio, Carlos de Abreu explicou ainda que, com a ajuda da comunidade portuguesa local, nos últimos tempos foram também feitos alguns trabalhos na Ermita de Nossa Senhora de Coromoto e Fátima.

“Restauramos todas as imagens [dos santos], revestimos e polimos o chão. Pintámos a igreja, reparámos infiltrações e as canalizações, os portões e a parte de fora e reforçámos a segurança”, adiantou, elogiando o “trabalho enorme e extraordinário” que a comunidade portuguesa tem realizado para a sua instituição.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights