Como gerir a doença crónica durante a gravidez?

25 de Maio 2024

Na sessão intitulada "Doença crónica grave e gravidez: como gerir" do 30.º CNMI, Inês Palma dos Reis abordou questões cruciais relacionadas com a saúde materna e fetal. Com um enfoque na prevenção e mitigação de riscos, a palestra procurou fornecer orientações essenciais para médicos de mulheres com doença crónica.

“Vamos abordar o que são as doenças graves com impacto na gravidez e mortalidade materna, contraindicações para gravidez, e exemplificaremos, com um caso clínico, a problemática da gestão da gravidez e da doença”, destacou a especialista, evidenciando a complexidade dessas situações.

“Os pontos-chave são a prevenção e mitigação de riscos, seja para a gravidez seja para a progressão da doença materna, através da informação e discussão, nomeadamente, da medicação a usar neste período especialmente frágil”, afirmou a médica.

Esta sessão contou com a moderação de Pedro Correia Azevedo.

Questionada sobre a importância do Congresso Nacional de Medicina Interna, Inês Palma dos Reis ressaltou a sua relevância como um evento fundamental para a atualização de conhecimentos e a partilha de experiências entre os profissionais de saúde. “O CNMI é a reunião magna de internistas, promovendo a atualização de conhecimentos e a partilha de experiências e contactos. Parece-me essencial para o crescimento da especialidade e fortalecimento das ligações entre equipas, Núcleos de Estudos e diferentes Centros”, enfatizou.

Quanto às expectativas para esta edição do congresso, a médica mostrou-se entusiasmada com o programa rico e inovador, destacando o envolvimento ibérico e a inclusão dos enfermeiros como elementos que tornam o evento ainda mais interessante.

SPMI/30ºCNMI/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Ana Paula Gato defende fortalecimento dos centros de saúde no SNS

Ana Paula Gato, enfermeira e professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou  uma análise detalhada do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, numa iniciativa realizada no Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina de Lisboa. A sua intervenção focou-se na importância dos centros de saúde como pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na necessidade de reforçar os cuidados de proximidade.

MAIS LIDAS

Share This