Luís Duarte Costa assume presidência da SPMI

27 de Maio 2024

Luís Duarte Costa acaba de tomar posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o triénio 2024/2027. Os novos órgãos sociais tomaram posse na Assembleia Geral da sociedade que decorreu no último dia do 30.º CNMI.

Luís Duarte Costa, 47 anos, que coordena o Atendimento Urgente de Adultos do Hospital da Luz Lisboa desde maio de 2016, sucede a Lèlita Santos, diretora do Serviço de MI da ULS de Coimbra.

O novo presidente está ligado à SPMI há cerca de 20 anos, integrando os Corpos Sociais durante praticamente todo este período. Começou como secretário adjunto, assumiu também as funções de tesoureiro e nos últimos dois mandatos foi vice-presidente, o que lhe confere um profundo conhecimento desta sociedade.

Uma das prioridades de Luís Duarte Costa passa pelo reforço das condições de trabalho e consequente aumento da atratividade da especialidade. “É preciso retomar a atratividade da Medicina Interna, para que todos se revejam numa especialidade fulcral a nível hospitalar. Nos últimos anos cerca de 250 vagas ficaram por preencher no concurso para a entrada em MI. Trata-se um problema que tem muito que ver com as condições de trabalho que são oferecidas aos internistas, que têm de ser melhoradas”, afirmou.

A nova direção da SPMI está comprometida em continuar a estudar e desenvolver as propostas que têm vindo a ser estruturadas para dotar os internistas das condições necessárias ao desempenho do seu trabalho. “Vamos naturalmente manter o trabalho que tem sido desenvolvido com a Ordem dos Médicos, o Colégio da Especialidade e as autoridades oficias para que a Medicina Interna e os Internistas possam ser valorizados pelo trabalho absolutamente essencial no SNS. Precisamos agora de liderar uma mudança que nos permita fazer melhor o que treinamos toda a vida: tratar doentes.” conclui Luis Duarte Costa.

Os novos copos sociais da SPMI são constituídos:

Direção
PresidenteLuís Duarte Costa (Hospital da Luz Lisboa)

Vice-presidentes
Isabel Fonseca (ULS Coimbra)

Vasco Barreto (ULS Matosinhos)

Nuno Bernardino Vieira (ULS Algarve)

Secretário-geral
Bruno Grima (ULS Amadora-Sintra)

Secretárias-adjuntas
Mafalda Santos (ULS Entre Douro e Vouga)

Carolina Guedes (ULS Matosinhos)

Anabela Oliveira (ULS Santa Maria)

Tesoureiro
Fernando Salvador (ULS Trás-os-Montes e Alto Douro)

CONSELHO FISCAL

Presidente – Susana Marques (ULS Arrábida)

Vogais
João Porto (ULS Coimbra)

Diana Fernandes (ULS Leiria)

ASSEMBLEIA-GERAL
Presidente
António Oliveira e Silva (ULS São João)

Vogais
Maria Francisca Delerue (ULS Almada-Seixal)

Edite Nascimento (ULS Viseu Dão-Lafões)

 

SPMI/30ºCNMI/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dezenas de ambulâncias parqueadas em hospitais

Este cenário, diz a ANTEM, é um sintoma claro da deterioração do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), que enfrenta críticas devido à falta de inovação, educação e planejamento estratégico.

SNS regista défice de 435 milhões de euros em 2023

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou um défice de 435 milhões de euros em 2023, com a despesa total a aumentar 6,8%, ultrapassando os 14 mil milhões de euros, indica o Conselho das Finanças Públicas (CFP).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights