Sudão: Serviços em hospital no oeste suspensos devido a ataque de paramilitares

10 de Junho 2024

Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciaram hoje que todos os serviços num hospital de Al-Fasher, no oeste do Sudão, foram suspensos devido a um ataque das Forças de Apoio Rápido (FRS), grupo paramilitar que tenta controlar a cidade.

Em comunicado, os MSF disseram tratar-se do Hospital Sul, um dos dois únicos centros médicos em Al-Fasher com capacidade cirúrgica, principal referência para tratamento de feridos de guerra naquela cidade, capital do estado de Darfur do Norte, e o único equipado para cuidar de um grande número de vítimas.

“Os MSF e o Ministério da Saúde [sudanês] suspenderam todas os serviços no Hospital Sul (…) depois de os soldados das FRS terem invadido as instalações, aberto fogo e terem saqueado o local, incluindo o roubo de uma ambulância”, refere-se na nota.

Os MSF referiram que a maior parte dos pacientes e da equipa médica que se encontravam no hospital “conseguiram fugir dos disparos das FRS”, embora não tenham ainda conseguido verificar se houve mortos ou feridos no ataque.

O chefe do departamento de emergência dos MSF, Michel Lacharité, citado no comunicado, declarou que esse ataque “não é um incidente isolado”.

“Tanto a equipa de saúde quanto os pacientes suportaram ataques nas instalações durante semanas de todos os lados, mas abrir fogo dentro de um hospital ultrapassa os limites”, disse Lacharité.

O responsável dos MSF apelou a que “as partes em conflito parem os ataques aos serviços médicos”, alertando que “os hospitais estão a encerrar” e que “as instalações restantes não podem cuidar de um grande número de vítimas”.

Segundo os MSF, somente entre 10 de maio e 06 de junho, mais de 1.300 vítimas procuraram tratamento no Hospital Sul.

“Agora os feridos estão a ser transferidos para outras instalações, como hospitais pediátricos e sauditas, que não estavam preparados para tal fluxo” de pacientes, acrescentou.

Al-Fasher é o último bastião do exército na imensa região de Darfur, formada por cinco estados e uma das regiões mais afetadas pelo cerco e confrontos entre o exército sudanês e os FRS.

A guerra no Sudão, que eclodiu em 15 de abril de 2023, transformou o país africano no cenário da pior crise sanitária e de deslocados internos e no estrangeiro do mundo, com quase 10 milhões de pessoas, segundo a ONU.

Em mais de um ano de guerra, o número de mortos ronda os 30 mil, segundo o Sindicato dos Médicos Sudaneses, alertando ainda que o número real de vítimas pode ser muito superior.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights