Realidade dos cancros ginecológicos em debate

15 de Junho 2024

Realiza-se no próximo dia 18 de junho, às 17h00, a conferência 'A Realidade dos Cancros Ginecológicos: um drama físico e psicológico' onde será feita a apresentação do impacto psicológico que os cancros ginecológicos têm na vida das doentes. 

Este evento é a 4.ª edição do projeto ‘Doenças esquecidas, pessoas únicas’ que resulta de uma parceria entre o Expresso e a GSK. O evento vai decorrer no edifício da Impresa em Paço de Arcos.

A abertura do evento fica a cargo de Eric King, diretor-geral da GSK Portugal, para abordar o compromisso da GSK no combate aos cancros ginecológicos. Em seguida, será feita uma breve apresentação sobre o impacto psicológico dos Cancros Ginecológicos, por Catarina Ramos da 2Logical, com o comentário final de Mariana Coutinho, psicologia e representante da associação EVITA – Cancro Hereditário.

A primeira mesa redonda do evento é sobre ‘A importância da saúde mental no cancro: uma abordagem multidisciplinar’ e conta com a participação de Cláudia Fraga – presidente do Movimento Cancro do Ovário e outros Cancros Ginecológicos (MOG), Miguel Barbosa – diretor do serviço de Oncologia da ULS São João e Susana Almeida – diretora do serviço de psiquiatria do IPO do Porto.

Segue-se um momento de reflexão sobre o ‘Cancro Ginecológico: um desafio para além do diagnóstico’ que ficará a cargo de Sérgio Barroso – Diretor Clínico e Coordenador da Unidade de Oncologia do Hospital Lusíadas da Amadora.

Em seguida, tem lugar o debate ‘Facilitar a jornada do Cancro Ginecológico: qual o caminho?’ que conta com a participação de Miriam Brice – presidente da associação Careca Power, Diana Ferreira – médica de medicina integrativa na AIM Cancer Center, Adriana Cardoso – farmacêutica e Filipa Silva – médica oncologista da Fundação Champalimaud.

O encerramento ficará a cargo da Ministra da Saúde.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Praia da Azarujinha em Cascais interditada a banhos

A praia da Azarujinha, em Cascais, foi hoje interditada a banhos depois de análises à qualidade da água terem revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, anunciou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Colapso na resposta de emergência preocupa técnicos e população

A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência (ANTEM) emitiu um alerta sobre o atual estado crítico do sistema de resposta a emergências em Portugal. Segundo a entidade, a situação é alarmante e aponta para um iminente colapso, afetando diretamente a população.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights