Em 2023, a APAV prestou apoio a 1.671 idosos vítimas de crime e violência, sendo 1.283 mulheres (76,8%) e 375 homens (22,4%). Estes números representam um aumento de 9,4% em relação a 2022, evidenciando a crescente incidência deste fenómeno. Em média, a APAV apoiou quatro idosos por dia no último ano.
“Em 2023, a APAV apoiou, em média, 4 pessoas idosas por dia, e tem vindo a alertar para o fenómeno da violência contra pessoas idosas que é crescente, e não se limita àquelas formas de violência que possam ser mais visíveis ou facilmente identificáveis. Passa, também, por comportamentos muitas vezes não considerados violentos, mas que retiram às pessoas idosas poder de decisão, autonomia, liberdade e dignidade. Esses atos são, em si mesmo, violações de direitos humanos, abrem caminho para formas mais graves de violência e podem, até, constituir ou levar à prática de crimes,” explica Marta Carmo, representante da APAV.
A nova campanha da APAV tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre todas as formas de violência contra os idosos e mobilizar a sociedade para atuar na proteção dos direitos dos mesmos. A APAV apela a todos para que assumam um papel ativo na denúncia e combate a estes crimes, garantindo que os idosos possam viver com dignidade e segurança.
Esta iniciativa ressalta a importância de uma ação coletiva e de um compromisso social para assegurar o bem-estar dos idosos, sublinhando que a responsabilidade de proteger esta população vulnerável é de todos.
0 Comments