Alexandre Lourenço designado Diretor do Centro Colaborativo da OMS (ENSP)

17 de Junho 2024

Em comunicado enviado há momentos, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra vem informar que o seu Presidente do Conselho de Administração, Professor Doutor Alexandre Lourenço, foi designado Diretor do Centro Colaborativo da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Gestão da Saúde, sediado na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA).

 

A ENSP NOVA foi recentemente reconhecida como Centro Colaborativo da OMS (CC-OMS) para a área da Gestão da Saúde, sendo a única instituição mundial a receber esta distinção. Este reconhecimento, aponta-se no comunicado, “sublinha a dedicação da ENSP NOVA em fomentar a excelência na saúde pública e na gestão da saúde, consolidando-se como um pilar fundamental na colaboração com a OMS. Esta designação também reconhece internacionalmente a contribuição do Professor Doutor Alexandre Lourenço para a gestão em saúde”.

De acordo com a nota à imprensa, nos próximos quatro anos, o centro colaborativo desenvolverá documentos de orientação e proporá metodologias para apoiar a melhoria da governança, gestão e eficiência operacional dos hospitais. O objetivo é facilitar a transição dos hospitais para estruturas mais adaptáveis, centradas nas pessoas e responsivas aos desafios contemporâneos da saúde. Os esforços do centro poderão contribuir para os objetivos mais amplos da OMS de promover abordagens inovadoras na gestão hospitalar, melhorando a qualidade e eficiência dos serviços de saúde hospitalares e alinhando-se com as iniciativas globais de melhoria da saúde.

A pedido da OMS, o centro realizará investigação abrangente, geração de conhecimento e disseminação de melhores práticas em gestão da saúde, visando informar os programas da Organização e incentivar práticas de gestão da saúde baseadas em evidências, resultando em melhores serviços de saúde.

Citada no comunicado, Sónia Dias, Diretora da ENSP NOVA, destaca: “A designação da Escola Nacional de Saúde Pública como Centro Colaborativo da OMS é um reconhecimento do nosso compromisso e capacidade para influenciar positivamente a saúde pública global.”

Para Alexandre Lourenço, “este reconhecimento valoriza a gestão de serviços de saúde em Portugal. Sem o apoio do Ministério da Saúde Português, particularmente da Senhora Ministra da Saúde e do anterior Ministro da Saúde, este importante marco não teria sido alcançado.”

Já a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, declarou: “Congratulo a ENSP NOVA pelo Centro Colaborativo da OMS para a Gestão da Saúde, estando certa de que esta estrutura muito contribuirá para a preparação e excelência das lideranças do setor da Saúde.

Uma melhor gestão traduz-se em ganhos de Saúde para todos.”

Com mais de 50 anos de existência, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa é uma instituição de excelência académica e de investigação inovadora, comprometida com a formação de líderes preparados para enfrentar desafios globais e assegurar um futuro sustentável.

Sobre Alexandre Lourenço

Alexandre Lourenço é Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Coimbra e Professor Auxiliar na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa, onde leciona “Liderança em organizações de saúde” e “Estratégia e Marketing”. É também membro do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora da Saúde como representante das Entidades Públicas e tem uma vasta experiência em funções públicas em várias instituições do Ministério da Saúde, coordenando a implementação de diversas políticas públicas a nível nacional e local.

Lourenço também representou Portugal em várias organizações internacionais e foi Consultor da Organização Mundial de Saúde (2014-2023), apoiando dezenas de países nas áreas de financiamento e prestação de cuidados de saúde. É Doutorado em Gestão pela Nova School of Business & Economics, Especialista em Administração Hospitalar, pós-graduado em Gestão de Cuidados de Saúde Primários e Mestre em Gestão da Saúde. Foi presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (2016-2022), membro da Direção da European Hospital Managers Association (2016-2022), membro da Direção e Tesoureiro da European Health Management Association (2019-2024) e co-presidente do Conselho Científico do Congresso Mundial dos Hospitais (2022-23).

NR/HN/PR

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sobrecarga pressiona saúde mental e organismo dos futebolistas

O calendário de jogos cada vez mais preenchido pressiona a saúde mental dos futebolistas de topo a nível mundial, nota uma especialista, mas também provoca alterações químicas no organismo, requerendo atenção redobrada e até alterações na nutrição.

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This