Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia propõe criação do Dia Nacional do Ortopedista

21 de Junho 2024

No âmbito das comemorações do Dia do Médico, celebrado em 18 de junho em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) apresentou uma Petição Pública na Assembleia da República com o objetivo de instituir o Dia Nacional do Ortopedista

A data proposta para a celebração é 4 de junho, coincidente com a fundação da SPOT.

Em comunicado, a SPOT explica que esta iniciativa visa reconhecer oficialmente o papel fundamental dos ortopedistas na sociedade portuguesa. Citado na nota à imprensa, João Gamelas, Presidente da SPOT, destacou a importância da proposta: “Desde a sua fundação, a SPOT tem trabalhado na formação, investigação e desenvolvimento científico e tecnológico na área da Ortopedia e Traumatologia. Assim, a instituição do Dia Nacional do Ortopedista, já celebrado em vários países como Espanha (20 de maio), Brasil (19 de setembro) e Argentina (8 de maio), permitirá realçar a importância desta especialidade, não só pela promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos, como também pelo seu impacto económico e social.”

Para que a petição seja discutida no parlamento, são necessárias 7.500 assinaturas. A SPOT apela a todos que apoiem esta causa, contribuindo para a valorização e visibilidade da profissão de ortopedista no país, reconhecendo o seu impacto positivo na saúde e na sociedade.

Os interessados em apoiar a iniciativa podem assinar a petição através do link: http://participacao.parlamento.pt/initiatives/4219.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Papa Francisco passou uma noite tranquila

O Papa Francisco, hospitalizado desde sexta-feira com uma pneumonia bilateral, passou uma noite tranquila e levantou-se para tomar o pequeno-almoço, informou hoje de manhã o serviço de imprensa do Vaticano.

Gestão dos Sintomas da DII

Para quem vive com Doença Inflamatória Intestinal (DII), cada dia pode trazer desafios inesperados. As crises podem surgir sem aviso, obrigando os doentes a adaptar constantemente a sua rotina para gerir os sintomas. No próximo episódio de Dar a Volta à DII é abordada a importância do reconhecimento precoce dos sinais de uma crise e das estratégias para minimizar o impacto da doença no quotidiano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights