Miguel Durães reeleito para a direção da EUFAMI em congresso na Lituânia

26 de Junho 2024

Miguel Durães, Vice-Presidente da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas com Experiência de Doença Mental, e Presidente da RECOVERY IPSS, com sede em Barcelos, foi reeleito para um novo mandato na Direção da EUFAMI.

Nos dias 21 e 22 de junho, Vilnius, a capital da Lituânia, acolheu o 8º Congresso das Famílias Europeias, organizado pela EUFAMI – European Federation of Associations of Families of People with Mental Illness. O evento reuniu representantes de diversas associações europeias com o objetivo de definir a direção estratégica para os próximos três anos.

Miguel Durães, Vice-Presidente da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas com Experiência de Doença Mental, e Presidente da RECOVERY IPSS, com sede em Barcelos, foi reeleito para um novo mandato na Direção da EUFAMI. Juntamente com ele, foram reeleitos delegados da Alemanha, Suécia e Itália.

Durães expressou a sua satisfação e orgulho pela reeleição, destacando que este reconhecimento reflete o trabalho árduo e a dedicação das associações portuguesas na defesa dos direitos e na promoção do bem-estar das pessoas e das famílias afetadas por doenças mentais. “Estou empenhado em continuar a colaborar com os meus colegas europeus para fortalecer o apoio às famílias e avançar nas políticas de saúde mental para todos, sem exceção. Este mandato é uma oportunidade crucial para promovermos uma Europa mais inclusiva e solidária, onde cada indivíduo, independentemente da sua condição, receba o apoio e os cuidados de que necessita”, afirmou.

Para os próximos três anos, Miguel Durães delineou objetivos claros: melhorar os serviços de saúde mental, promover tecnologias inovadoras que facilitem o acesso aos cuidados e fortalecer a rede de suporte para familiares e cuidadores. Além disso, Durães sublinhou a importância de promover a inclusão social e cultural, abordando os desafios impostos pela imigração e diversidade cultural na Europa. “O nosso compromisso é garantir que todas as famílias recebam o suporte necessário para enfrentar os desafios da saúde mental com dignidade e esperança”, concluiu.

A escolha de Vilnius como local do congresso também foi destacada por Durães, que elogiou a cidade pela sua rica história e compromisso com os direitos humanos e a inclusão. O congresso foi considerado um sucesso, culminando na aprovação de uma declaração importante que aborda os conflitos na Europa, imigração e diversidade cultural, reforçando o apoio às famílias e os avanços tecnológicos na saúde mental.

A EUFAMI, fundada em 1992 e sediada em Leuven, Bélgica, é a maior federação europeia representativa de familiares e cuidadores informais de pessoas com experiência de doença mental. Com 41 membros em 29 países, incluindo 22 da União Europeia, a organização tem como missão a melhoria contínua da saúde mental, qualidade de cuidados e bem-estar das pessoas com doença mental, bem como o suporte às suas famílias, conforme descrito nos seus estatutos.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This