Portugal é caso de sucesso internacional na implementação da lei à publicidade alimentar dirigida a menores de 16 anos

6 de Julho 2024

“A regulação do marketing alimentar dirigido a crianças é uma importante medida de saúde pública para a promoção da alimentação saudável”, reforçou a Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, durante a apresentação do estudo de avaliação da lei que introduziu restrições à publicidade alimentar dirigida a menores de 16 anos.

O evento, que decorreu a 5 de julho de 2024, no Heden Santa Apolónia em Lisboa, teve como objetivos a divulgação dos resultados do Estudo, bem como apresentar recomendações com vista a uma maior regulação da publicidade alimentar dirigida a crianças. O Estudo foi desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em articulação com Direção-Geral do Consumidor (DGC), Direção-Geral da Educação (DGE) e Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

A Diretora-Geral da Saúde salientou, durante a sua intervenção, que “desde 2010 que uma resolução aprovada pela Assembleia Mundial da Saúde recomenda e faz um apelo para que, de forma concertada, sejam implementadas medidas que reduzam o impacto nas crianças, do marketing de alimentos não saudáveis. Porém, a implementação de medidas nesta área, pelos diferentes Estados Membros, tem sido lenta. Portugal é um dos poucos países que conseguiu aprovar e implementar uma lei que introduz um conjunto de restrições à publicidade alimentar dirigida a menores de 16 anos”.

A Diretora do Programa Nacional de Promoção Alimentar Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), Maria João Gregório, apresentou os resultados do Estudo, demonstrando que as crianças portuguesas se encontram amplamente expostas à publicidade a alimentos com um perfil nutricional desadequado. Cerca de 20% dos anúncios analisados neste estudo apresentam conteúdo apelativo e atrativo para crianças e mais de 65% dos produtos publicitados não são saudáveis. Neste sentido, apesar de se estar a cumprir, na sua maioria, as restrições previstas na Lei, está a ser feito um investimento em áreas, canais e estratégias ainda não regulados ou menos fiscalizados.

Na sessão de encerramento, Rita Sá Machado reafirmou o compromisso da DGS em avaliar os resultados e o impacto das políticas que são implementadas. “Contem com a DGS para que possamos proteger, cada vez mais e melhor, as crianças portuguesas do marketing de alimentos não saudáveis e consequentemente a saúde das crianças”.

O evento contou ainda com intervenções de Pedro Portugal Gaspar, Diretor-Geral do Consumidor, e Kremlin Wickramasinghe, Regional Adviser for Nutrition, Physical Activity and Obesity, da OMS Europa.

O Estudo está disponível aqui

DGS/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights