Acordo Histórico entre APHP e Sindicatos: Benefícios para Enfermeiros Privados

9 de Julho 2024

O acordo, que a APHP afirma ter sido fruto de um processo negocial marcado por total abertura de ambas as partes, representa um marco significativo na melhoria das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem do setor privado.

Os sindicatos que assinaram o acordo são o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR), o Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos do Continente e Ilhas (SITEU), o Sindicato de Enfermeiros (SE), o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPEnf) e o Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE). Esses cinco sindicatos concordaram com a adoção de novas regras de organização do trabalho e a atualização da tabela salarial de 2022, com aumentos expressivos que variam entre 7,8% e 15,7%. Além disso, o subsídio de alimentação foi aumentado para 6,10€, e o período de permanência na categoria de enfermeiro de ingresso foi reduzido de um ano para seis meses, facilitando a progressão na carreira.

Estes avanços são considerados ganhos efetivos para os enfermeiros do setor privado, refletindo o compromisso da APHP em negociar as melhores condições de trabalho possíveis para seus profissionais.

Apesar do sucesso das negociações com esses cinco sindicatos, um sindicato, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), interrompeu inesperadamente as negociações e convocou uma nova greve. A APHP, conhecida por sua postura aberta e disponível nas negociações laborais, manifestou estranheza em relação aos motivos que levaram à paralisação convocada pelo SEP. A associação reafirmou seu respeito e compromisso contínuo com os enfermeiros e outros profissionais dos hospitais privados, destacando que os aumentos atribuídos este ano são um reflexo dessa atitude.

NR/HN/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prof. Dr. Antero Fernandes: Cuidados Intensivos: Devolvendo Qualidade de Vida aos Pacientes Críticos

A propósito da mesa redonda no 4º Congresso da Clínica Girassol subordinada ao tema “Abordagem do choque cardiogénico nos cuidados intensivos”, o Professor Doutor Antero Fernandes, Diretor do Serviço de Cuidados Intensivos e do Serviço de Urgência do Hospital Garcia de Orta, em Almada, falou com o nosso jornal sobre os objetivos que norteiam a intervenção clínica nos cuidados intensivos.

Prof. Dr. Adalberto Campos Fernandes: Reflexões sobre a sustentabilidade dos sistemas de saúde

O Professor Adalberto Campos Fernandes, antigo ministro da saúde de Portugal e especialista em saúde pública, proferiu uma palestra no 4º Congresso da Clínica Girassol, em Luanda. Com base na sua vasta experiência e conhecimento sobre os sistemas de saúde e os desafios enfrentados para mantê-los sustentáveis, o Professor Adalberto abordou diversos temas relevantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights