NOVA Medical School e Novo Nordisk criam bolsa para “Formação Avançada em Obesidade”

18 de Julho 2024

A Novo Nordisk é parceira da NOVA Medical School na criação de uma bolsa destinada a apoiar a frequência de 30 médicos na 1.ª edição do curso "Formação Avançada em Obesidade: da Fisiopatologia ao Tratamento", da NOVA Medical School.

A obesidade é uma epidemia global que, em Portugal, é reconhecida como doença desde 2004. O excesso de peso, que inclui a pré-obesidade e a obesidade, atinge 67,6% da população adulta portuguesa e a obesidade apresenta uma prevalência de 28,7%.

A obesidade é uma doença crónica e progressiva, de base neurobiológica, que resulta da complexa interação entre a suscetibilidade genética individual e fatores ambientais, psicossociais e comportamentais. Tem consequências importantes em termos de perda de qualidade de vida e está relacionada com mais de 200 doenças, incluindo diabetes mellitus tipo 2, doença cardiovascular, várias formas de cancro, patologia osteoarticular, entre outras.

A “Formação Avançada em Obesidade: da Fisiopatologia ao Tratamento” aborda os vários aspetos da fisiopatologia da doença e das suas comorbilidades, bem como os vários níveis de intervenção disponíveis para o tratamento da obesidade, tendo como objetivo capacitar os profissionais de saúde para tratar eficazmente e de acordo com a mais recente evidência científica as pessoas que vivem com a doença. O curso é coordenado por José Silva Nunes e terá a duração de 60 horas, divididas em 16 sessões, com um total de 8 ECTS, que decorrerão entre 20 de setembro e 14 de dezembro de 2024, em formato online.

A bolsa atribuída pela NOVA Medical School em parceria com a Novo Nordisk destina-se a médicos especialistas em Endocrinologia, Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar ou Cirurgia Geral, que exerçam atividade clínica e que cumpram os requisitos de assiduidade e aproveitamento. Para se candidatarem, os interessados devem fazer a sua inscrição no site da NOVA Medical School até ao dia 10 de setembro de 2024.

Informação adicional sobre a formação e o regulamento pode ser consultada aqui.

A par desta iniciativa, a NOVA Medical School e a Novo Nordisk têm vindo a colaborar nos últimos anos em diversos projetos que se destinam a melhorar a saúde em Portugal.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights