Timor Leste: Vice-Primeiro-Ministro, apela e incentiva as mães a amamentarem o mais tempo possível

5 de Agosto 2024

No seu discurso, Mariano Sabino expressou gratidão à Organização Mundial de Saúde (OMS), à UNICEF e a outros parceiros pelo contínuo apoio às campanhas de amamentação, realizadas em colaboração com o Ministério da Saúde

O Vice-Primeiro-Ministro, Ministro Coordenador dos Assuntos Sociais e Ministro do Desenvolvimento Rural e Habitação Comunitária, Eng. Mariano Sabino, marcou presença na cerimónia de abertura da Semana Mundial da Amamentação. O evento, realizado no Jardim B.J. Habibie, destacou o tema “Vamos juntos apoiar as mães durante a amamentação dos seus bebés”.

No seu discurso, o Vice-Primeiro-Ministro expressou gratidão à Organização Mundial de Saúde (OMS), à UNICEF e a outros parceiros pelo contínuo apoio às campanhas de amamentação, realizadas em colaboração com o Ministério da Saúde, tendo ressaltado que  o IX Governo Constitucional está empenhado em trabalhar com todos os parceiros de desenvolvimento para oferecer proteção e suporte às mães, reconhecendo a importância delas na formação das futuras gerações.

“Em nome do IX Governo Constitucional, quero apelar à participação de todos, especialmente dos Partidos Políticos, às agências nacionais e internacionais, para que juntos possamos facilitar e oferecer condições às mães para que possam amamentar os seus bebés o mais tempo possível”, disse Mariano Sabino.

O Ministro destacou ainda a importância da amamentação exclusiva durante os primeiros mil dias de vida dos bebés, alertando contra o uso de fórmulas infantis que podem prejudicar a saúde das crianças no futuro. Com uma taxa de má nutrição de 47% em Timor-Leste, o governante enfatizou a necessidade de manter a amamentação exclusiva e a busca por alimentos nutritivos para melhorar esta estatística negativa.

O governo, segundo o Vice-Primeiro-Ministro, está comprometido em reduzir a taxa de má nutrição, mas reconhece que o sucesso desta empreitada depende do empenho das mães em cuidar adequadamente dos seus filhos.

As comemorações da Semana Mundial da Amamentação, que ocorrem de 1 a 7 de agosto, incluem uma série de atividades organizadas pela OMS, UNICEF e Ministério da Saúde. A abertura contou com uma marcha saudável desde a Praia dos Coqueiros até ao Jardim B.J. Habibie, e teve a participação de diversas autoridades, incluindo o Ministro da Justiça, o Secretário Executivo da KONSANTL, a Diretora-Geral do Ministério da Saúde, além de funcionários e a população em geral.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights