Escola Nacional de Saúde Pública Lança Podcast “Lado B da Literacia”

27 de Setembro 2024

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) anunciou o lançamento do podcast intitulado “Lado B da Literacia, podcast Saúde que Conta”. O primeiro episódio já está disponível e promete abordar a literacia em saúde de uma forma inovadora e acessível.

Conduzido pela especialista em Literacia em Saúde, Ana Rita Pedro, o podcast propõe uma reflexão sobre os aspectos menos evidentes da literacia em saúde, destacando bons exemplos e sugerindo novos caminhos a seguir. A ENSP NOVA visa fomentar o debate sobre temas relevantes, contribuindo para decisões informadas e promovendo a saúde da população.

O episódio inaugural, intitulado “Literacia em saúde na era dos porquês”, conta com a participação de especialistas como Ana Escoval, Miguel Arriaga e Paulo Santos, que partilham as suas experiências e conhecimentos sobre a importância da literacia em saúde a nível individual e social.

“É com grande entusiasmo que a ENSP NOVA vê nascer este projeto, que cimenta a importância de a academia trabalhar em proximidade com a comunidade e que reforça o trabalho que temos vindo a desenvolver nesta área, em diferentes cursos e projetos. Consideramos fundamental que comunidade científica encontre novas formas de comunicar e partilhar ciência, o que se torna ainda mais determinante numa era em que o mundo digital nos aproxima e que pode ser verdadeiramente uma ferramenta impulsionadora das transformações de que precisamos. No Lado B da Literacia procuramos explorar temas menos óbvios da Literacia em Saúde, com uma visão mais intimista e reflexiva de assuntos sobre os quais é premente refletir e em cada episódio um diálogo sincero sobre estas temáticas com verdadeiro conhecimento de causa. O resultado são conversas enriquecedoras e construtivas, de partilhas e ideias”, esclarece Ana Rita Pedro, investigadora da ENSP NOVA e anfitriã do projeto.

Ao longo de 12 episódios, serão várias as temáticas abordadas, desde a capacitação para um uso adequado dos serviços de saúde, o papel da literacia em saúde na área da saúde mental e bem-estar, o acesso a informações de saúde em populações vulneráveis, o papel dos media na informação sobre saúde, entre outros, terminando nos desafios e oportunidades que o futuro nos reserva.

Entre os convidados contam-se profissionais diferenciados de diferentes áreas como: Adalberto Campos Fernandes (ex-ministro da saúde), Carmen Garcia (enfermeira e influenciadora também conhecida como “A Mãe Imperfeita”), Carlos Oliveira (Presidente da ADEXO – Associação Portuguesa de Pessoas que vivem com obesidade), Conceição Calhau (docente, nutricionista e escritora do livro “Deixemo-nos de Tretas”); Manuel Magalhães (médico e criador da página de Instagram “o pediatra”), Ricardo Baptista Leite (médico, docente, ex-deputado), Sónia Dias (Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública); Constantino Sakellarides (especialista em Saúde Pública), entre muitos outros.

O podcast surge integrado no projeto “Saúde que Conta”, uma iniciativa da ENSP NOVA com o apoio da Lilly Portugal, que, desde 2011, aborda temas com impacto na comunidade, nos custos em saúde e na economia, contribuindo para uma maior informação, acompanhamento, apoio e literacia em saúde.

O Lado B da Literacia encontra-se disponível aqui (https://open.spotify.com/show/1kl3ed8maEGoSnLZ9HBzOZ) e é lançado um novo episódio a cada quinta-feira, às 21h00.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Netanyahu recebe alta hospitalar após cirurgia à próstata

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, teve hoje alta hospitalar, quatro dias após ser submetido a uma intervenção cirúrgica à próstata, embora tenha abandonado brevemente o hospital dois dias antes para participar numa votação parlamentar do orçamento.

MSF alerta para a vulnerabilidade das crianças em Gaza durante o inverno

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a situação de vulnerabilidade que as crianças em Gaza enfrentam durante o inverno, após três bebés terem morrido de hipotermia devido à deterioração das condições de vida da população.

ULS de Coimbra recebe 209 novos Médicos Internos

A Unidade Local de Saúde de Coimbra deu as boas-vindas a 209 novos Médicos Internos, reforçando o compromisso com a formação médica e apelando a um compromisso sério com o Serviço Nacional de Saúde

Pedro Marques deixa Terceira para assumir ULS Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela unidade de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights