Relatório revela melhorias significativas na cirurgia da catarata em Portugal

1 de Outubro 2024

Relatório do Health Cluster Portugal revela melhorias significativas na cirurgia da catarata, com 91% dos doentes a reportarem melhor qualidade de vida. Resultados superam média europeia.

O Health Cluster Portugal divulgou o seu quarto relatório anual sobre Saúde Baseada em Valor na cirurgia da catarata, revelando melhorias consistentes nos resultados e na redução de complicações pós-operatórias. O estudo, que analisou 36.700 cirurgias em 28.700 doentes, demonstra que as taxas de complicações em Portugal são agora inferiores às reportadas pelo Registo Europeu de Resultados da Cirurgia da Catarata (EUREQUO).

Os resultados são particularmente positivos na perspetiva dos doentes, com 91% a reportarem menos barreiras na realização de atividades diárias após a cirurgia. As melhorias mais significativas foram observadas na leitura, tanto ao perto como ao longe.

O relatório destaca ainda que a utilização de lentes intraoculares premium em Portugal está alinhada com o contexto europeu. Contudo, existe uma assimetria notável entre os setores público e privado na frequência de utilização destas lentes de melhor qualidade.

Esta iniciativa pioneira do Health Cluster Portugal, em curso desde 2018, envolve a colaboração de importantes hospitais públicos e privados portugueses. O projeto visa abordar os desafios do envelhecimento populacional e a consequente sobrecarga no Sistema de Saúde, focando-se numa abordagem que baseia o pagamento e financiamento da saúde nos resultados percecionados pelo doente.

O Health Cluster Portugal considera que esta nova abordagem terá um papel fundamental na melhoria da qualidade e sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights