Escola de Medicina da UMinho celebra 24 anos de excelência

8 de Outubro 2024

A Escola de Medicina da Universidade do Minho celebra o 24º aniversário com cerimónia solene, homenagens e prémios, destacando-se como referência nacional e internacional na formação médica e investigação.

A Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM) celebra o seu 24º aniversário no dia 8 de outubro de 2024, com uma cerimónia solene no auditório Zulmira Simões, no campus de Gualtar, em Braga. O evento, que terá início às 10h00, será transmitido em direto através do canal YouTube da EMUM, permitindo que um público mais amplo acompanhe as comemorações.

A cerimónia contará com a presença de figuras destacadas da comunidade académica, incluindo o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e o presidente da EMUM, Jorge Correia Pinto. Representantes dos alunos também terão voz ativa, com intervenções de Marina Gonçalves, da Alumni Medicina, e Maria Fontão, presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina, que por sua vez celebra o seu 21º aniversário.

Um dos pontos altos da celebração será o reconhecimento aos alunos recém-graduados, com dois deles a partilharem as suas experiências. O professor João Bessa também fará uma intervenção especial. A cerimónia incluirá ainda a entrega de prémios anuais a investigadores, docentes, técnicos e estudantes que se destacaram pelo seu desempenho excecional.

A música terá um papel importante nas festividades, com atuações do Quarteto de Clarinetes do Departamento de Música da UMinho e da Tuna de Medicina da UMinho, esta última acompanhando o tradicional corte do bolo de aniversário.

Ao longo dos seus 24 anos, a EMUM estabeleceu-se como uma referência nacional e internacional na área da medicina. A escola é conhecida pelo seu currículo inovador, desenhado para formar os “médicos do futuro”, com uma abordagem mais flexível e autónoma. Destaca-se também pelas suas parcerias internacionais, nomeadamente com as prestigiadas universidades de Columbia e Thomas Jefferson, nos Estados Unidos.

A EMUM integra várias entidades de investigação e inovação, como o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS/3B’s), o Centro Clínico Académico (2CA Braga), o Centro de Medicina Digital P5 e a Associação Ciência, Inovação e Saúde (B’ACIS). Estas colaborações têm permitido à escola liderar em áreas como a investigação e desenvolvimento, sendo responsável por um terço dos ensaios clínicos realizados em Portugal.

A excelência da EMUM é reconhecida internacionalmente, tendo recebido certificações mundiais como o “Orpheus”, pela qualidade dos seus programas de doutoramento, e o “Aspire”, pelo seu ensino e envolvimento dos alunos. Além disso, os seus graduados têm consistentemente alcançado posições cimeiras nos exames nacionais de seriação para a especialidade médica.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Ana Escoval: “Boas práticas e inovação lideram transformação do SNS”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, Ana Escoval, da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, destaca o papel do 10º Congresso Internacional dos Hospitais e do Prémio de Boas Práticas em Saúde na transformação do SNS. O evento promove a partilha de práticas inovadoras, abordando desafios como a gestão de talento, cooperação público-privada e sustentabilidade no setor da saúde.

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This