Projeto de saúde mental em Paços de Ferreira vai ser alargado ao Tâmega e Sousa

12 de Outubro 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa vai alargar à região um projeto sobre saúde mental na infância e na adolescência que decorre em Paços de Ferreira, revelaram hoje os promotores.

“Este projeto poderá ser alargado a outros municípios, levando as consultas médicas à população fora do contexto hospitalar”, disse à Lusa Hugo Lopes, da administração daquela ULS sediada em Penafiel,

O projeto-piloto em curso no concelho de Paços de Ferreira, designado “Projeto em Linha”, arrancou em dezembro de 2022 e já acompanhou presencialmente 208 doentes, tendo realizado 709 consultas presenciais e 154 consultas por via telefónica.

Um protocolo celebrado esta semana entre a ULS do Tâmega e Sousa e a autarquia pretende, entretanto, aprofundar o projeto em Paços de Ferreira.

Nesse âmbito, o município vai disponibilizar uma psicóloga clínica e colaborar com atividades e projetos de prevenção e promoção da saúde mental.

Os promotores propõem-se com esta ação “diminuir o estigma em saúde mental”.

Com o Hospital Padre Américo, em Penafiel como unidade de referência, a região do Tâmega e Sousa coberta por esta ULS compreende 11 municípios, a maioria do distrito do Porto, com uma população de mais de meio milhão de habitantes.

Pretende-se que o modelo de Paços de Ferreira seja replicado noutros concelhos da região, “materializando assim o objetivo principal que é chegar a mais gente, com mais eficácia”.

As obras previstas na região, apoiadas pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), foram dimensionadas para contemplar gabinetes que acolham estes projetos.

O presidente da ULS do Tâmega e Sousa, Henrique Capelas, referiu à Lusa, por seu turno, haver agora a possibilidade de estabelecer projetos e parcerias, nomeadamente com os municípios.

“Haverá verdadeiros ganhos de saúde para a população, constituindo-se assim um triângulo virtuoso entre os municípios, hospital e cuidados de saúde primários”, concluiu.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

MAIS LIDAS

Share This