Nova especialidade médica vai reforçar serviços de urgência

25 de Outubro 2024

Após 20 anos de espera, Portugal cria especialidade de Medicina de Urgência e Emergência. Decisão visa melhorar resposta dos serviços e criar melhores condições para médicos nas urgências

Portugal deu um passo histórico na área da saúde com a criação oficial da especialidade de Medicina de Urgência e Emergência, publicada em Diário da República através do novo regulamento geral dos Colégios de Especialidade da Ordem dos Médicos.

A nova especialidade, que surge mais de duas décadas após o início do processo, foi desenvolvida para responder às necessidades específicas dos serviços de urgência hospitalares. Abrange um conjunto abrangente de competências focadas na prevenção, diagnóstico e tratamento imediato de situações urgentes e emergentes, seja por doença ou trauma, em pacientes de todas as idades.

Esta iniciativa representa uma mudança significativa na organização dos cuidados de urgência em Portugal. O objetivo é complementar e aliviar a pressão sobre outras especialidades médicas nos serviços de urgência, contribuindo para uma melhor capacidade de resposta global do sistema.

A aprovação ocorreu em 23 de setembro, durante a Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos, após proposta de um grupo de trabalho com representantes de diversos colégios, nomeado pelo atual Bastonário, Carlos Cortes. Na mesma ocasião, foram também aprovadas três subespecialidades relacionadas: Urgência e Emergência Médica do Adulto, vinculada ao Colégio de Especialidade de Medicina Interna; Cirurgia de Emergência; e Urgência e Emergência Pediátrica.

A criação desta especialidade surge no contexto de uma reforma mais ampla, que inclui a adaptação dos regulamentos ao novo Estatuto da Ordem dos Médicos. Esta atualização normativa estabelece formalmente a composição, competências e funcionamento dos colégios de especialidade.

O Bastonário da Ordem dos Médicos destaca que, embora esta medida não resolva todos os problemas dos serviços de urgência, representa um avanço significativo para a diferenciação e especialização dos profissionais que atuam nesta área. A iniciativa visa também tornar mais atrativo o trabalho nas urgências, um setor crucial do sistema de saúde que tem enfrentado diversos desafios.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This