Neurotecnologias e ética em debate na Assembleia da República

1 de Novembro 2024

Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida reúne especialistas internacionais para debater implicações éticas das neurotecnologias, dia 21 de novembro, na Assembleia da República.

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) realiza, no próximo dia 21 de novembro, o seu Seminário Anual dedicado ao tema “O Cérebro Modificado – Implicações Éticas das Neurotecnologias”. O evento, que terá lugar no Auditório António de Almeida Santos, no Edifício Novo da Assembleia da República, a partir das 14h00, reunirá representantes de prestigiadas instituições internacionais.

O encontro contará com a participação de organizações de referência mundial como a UNESCO, o Conselho da Europa, o Grupo Europeu de Ética da Comissão Europeia, a Fundação Champalimaud e a Plataforma Lusófona de Bioética, prometendo um debate abrangente e multifacetado sobre os desafios éticos das neurotecnologias.

O seminário estrutura-se em dois momentos principais. O primeiro painel focará as perspectivas atuais e futuras das neurotecnologias, estabelecendo um enquadramento fundamental para a discussão. No segundo painel, moderado por Inês Godinho do CNECV, três especialistas internacionais de renome partilharão diferentes perspetivas institucionais e trabalhos em desenvolvimento.

Entre os oradores de destaque encontra-se Dafna Feinholz, atual chefe da Divisão de Bioética e Ética da Ciência e Tecnologia da UNESCO. Com uma formação em psicologia e bioética, Feinholz traz uma vasta experiência, incluindo a fundação e presidência do Fórum Latino-Americano de Comités de Ética para a Investigação em Saúde. Na UNESCO desde 2009, tem desempenhado um papel crucial no estabelecimento e apoio a comités de ética em várias partes do mundo.

Jeroen van den Hoven, professor na Universidade de Tecnologia de Delft e diretor científico do Centro de Ética Digital, também participará no evento. Van den Hoven é membro do Grupo Europeu de Ética para a Ciência e as Novas Tecnologias da Comissão Europeia e integra o Grupo de Peritos de Alto Nível em Ética e IA da OMS. O seu papel como editor-chefe fundador da revista Ethics and Information Technology reforça a sua autoridade na área.

Completando o painel de especialistas internacionais, Mark Bale trará a sua experiência como assessor de políticas de genómica e bioética e delegado do Reino Unido no Comité Diretor de Bioética do Conselho da Europa. Bale, que presidiu o Comité de Bioética do Conselho da Europa entre 2014 e 2016, tem um histórico significativo na liderança de políticas governamentais na intersecção entre investigação, saúde e ética.

Este seminário surge num momento crucial do desenvolvimento das neurotecnologias, quando questões éticas fundamentais precisam ser debatidas e estabelecidas. O evento promete ser uma oportunidade única para a discussão de diretrizes e perspectivas que poderão influenciar o futuro da investigação e aplicação das neurotecnologias, bem como seu impacto na sociedade.

A realização deste seminário na Assembleia da República sublinha a importância institucional do debate e seu potencial impacto nas futuras políticas e regulamentações relacionadas com as neurotecnologias em Portugal e na Europa.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

MAIS LIDAS

Share This