Rede Solidária do Medicamento vence Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário 2024

25 de Novembro 2024

Associação Dignitude recebe 50 mil euros para apoiar 410 pessoas em situação de pobreza no acesso a medicamentos essenciais durante um ano, através do Programa abem

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, uma iniciativa da Associação Dignitude, foi distinguido como um dos vencedores do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Solidário 2024. Este reconhecimento traduz-se num apoio financeiro de 50 mil euros, que permitirá ao programa auxiliar 410 beneficiários em situação de pobreza no acesso a medicamentos essenciais durante um ano.
O principal foco de atuação será a União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares, em Vila Nova de Gaia, embora o apoio se estenda a beneficiários de todo o país. Paula Dinis, Presidente da Associação Dignitude, expressou gratidão pelo prémio, destacando a importância deste apoio para a continuidade do programa na assistência a pessoas em situação de pobreza e exclusão social.
O Programa abem: tem como objetivo proporcionar acesso digno a medicamentos prescritos para aqueles que não têm capacidade financeira para os adquirir. Até outubro de 2024, o programa já beneficiou mais de 38.700 pessoas, contribuindo para a dispensa de quase três milhões de embalagens de medicamentos.
Os beneficiários do programa são cidadãos em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias. Estas entidades fazem parte de uma rede colaborativa presente em todo o país. O processo é simples: o beneficiário recebe um Cartão abem:, que pode ser apresentado numa farmácia para obter os medicamentos comparticipados prescritos, sem custos.
A Associação Dignitude, fundada em 4 de novembro de 2015 em Coimbra, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social dedicada ao desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social. Entre os seus Associados Promotores estão a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias.
O Programa abem: está presente em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas, e opera através de uma rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. O custo dos medicamentos é coberto pelo Fundo Solidário, inteiramente dedicado à comparticipação de medicamentos para os beneficiários do programa.
Para apoiar esta iniciativa, qualquer pessoa ou entidade pode fazer um donativo ao Programa abem: através de MB WAY ou transferência bancária.

PR/HN/MMM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This