Pessoas em plena forma física têm menos episódios de internamento

31 de Dezembro 2023

Pessoas que mantêm ou aumentam a sua aptidão aeróbica correm menos risco de serem hospitalizadas no futuro, especialmente se já o foram anteriormente. Estas são as conclusões de um estudo realizado na Universidade de Gotemburgo.

A atividade física regular está associada a uma série de benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de desenvolver e morrer de doenças cardiovasculares. No entanto, há poucos estudos sobre a relação entre o desenvolvimento da aptidão aeróbica e a probabilidade de ser hospitalizado.

O estudo em questão, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, inclui 91.140 indivíduos que foram submetidos a duas avaliações repetidas do perfil de saúde no serviço de saúde ocupacional. Estas avaliações incluem testes de aptidão física numa bicicleta, medições de peso, altura e tensão arterial, e perguntas sobre o estilo de vida e experiências de saúde.

O estudo comparou as alterações na aptidão aeróbica entre as duas avaliações do perfil de saúde com os dados sobre os internamentos hospitalares subsequentes, a partir de dados do registo nacional. O estudo analisou as hospitalizações em geral e as hospitalizações especificamente por doenças cardiovasculares, durante sete anos, em média.

A “manutenção da aptidão aeróbica” estava relacionada com alterações de até mais ou menos um por cento por ano. As alterações mais significativas foram classificadas como melhoria ou diminuição da aptidão aeróbica. O tempo médio entre os testes dos participantes foi de pouco mais de três anos.

Ligações significativas à aptidão aeróbica

Os resultados mostram que o grupo que manteve a aptidão aeróbica teve menos 7% de hospitalizações por qualquer motivo durante o período de acompanhamento, e os que melhoraram a aptidão aeróbica tiveram menos 11% de hospitalizações, em comparação com os que sofreram uma deterioração da aptidão aeróbica.

A diferença foi maior para os participantes que tinham sido hospitalizados anteriormente. Quando a aptidão aeróbica foi mantida ou melhorada neste grupo, o número de hospitalizações por qualquer motivo foi 14% inferior durante o período de acompanhamento, em comparação com os participantes cuja aptidão aeróbica se deteriorou.

Relativamente aos internamentos hospitalares devidos especificamente a doenças cardiovasculares, a manutenção da aptidão aeróbica foi associada a menos 9% de internamentos e o aumento da aptidão aeróbica foi associado a menos 13% de internamentos, em comparação com os participantes cuja aptidão aeróbica se deteriorou. Registou-se uma redução de 20% nas admissões devido a doenças cardiovasculares durante o período de acompanhamento entre os participantes que foram previamente hospitalizados e mantiveram ou aumentaram a sua aptidão aeróbica.

Todos os resultados foram ajustados para alterações relacionadas com aspetos como a dieta, o tabagismo e a perceção dos níveis de stress.

Resultados com uma clara incidência nos cuidados de saúde

Por detrás do estudo estão a Academia Sahlgrenska e o Departamento de Alimentação e Nutrição e Ciências do Desporto da Universidade de Gotemburgo, o Centro de Intervenção no Estilo de Vida do Hospital Universitário Sahlgrenska Östra, a Escola Sueca de Ciências do Desporto e da Saúde (GIH) e o HPI Health Profile Institute, responsável pela base de dados das avaliações do perfil de saúde realizadas pelo serviço de saúde ocupacional, entre 1986 e 2019.

“As ligações revelam não só potenciais benefícios para a saúde dos indivíduos, mas também uma oportunidade de influenciar os custos sociais e de saúde, uma vez que uma hospitalização custa, em média, pouco menos de 100 000 coroas suecas por caso”, observa Elin Ekblom Bak, Professora Associada de Ciências do Desporto na Escola Sueca de Ciências do Desporto e da Saúde (GIH), é uma das autoras.

“O aumento da atividade física, especialmente entre as pessoas que foram hospitalizadas, pode reduzir as readmissões e, consequentemente, o grande aumento dos encargos esperados com os cuidados de saúde no futuro”, conclui Mats Börjesson (na imagem) Professor de Fisiologia do Desporto na Universidade de Gotemburgo e médico sénior e diretor do Centro de Intervenção no Estilo de Vida, e autor sénior do estudo.

AlphaGalileu/NR/HN

1 Comment

  1. Carlos Basto

    É verdade ; estes indivíduos têm o seu sistema metabólico sempre em condição de prontidão para qualquer adversidade ; a actividade aeróbica a isso os leva ; é além disso, destoxificante queimando os radicas óxidantes.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights