ERS decreta encerramento definitivo de clínica dentária em Almada

14 de Dezembro 2024

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) decretou o encerramento definitivo da atividade de uma clínica dentária em Almada, no distrito de Setúbal, por incumprimento de requisitos mínimos.

A clínica, cujo nome não é revelado, tinha sido encerrada em agosto como medida cautelar pelo “perigo iminente para a saúde e segurança dos utentes”, tendo os factos sido participados ao Ministério Público, à Agência de Integração, Migrações e Asilo (AIMA), à Ordem dos Médicos Dentistas e à Autoridade Tributária,

Em comunicado hoje divulgado, a ERS explica que nessa primeira fase tinha decretado uma medida cautelar de suspensão imediata da atividade por incumprimento dos requisitos mínimos relativos à organização e funcionamento das clínicas e dos consultórios dentários, assim como por exercício não habilitado de cuidados de saúde na área da medicina dentária.

A entidade visada, adianta a ERS, “não logrou demonstrar, no prazo que lhe foi concedido, pelo suprimento das não conformidades” que fundamentaram a suspensão da atividade, eliminando assim “o perigo para a saúde e segurança dos utentes”.

Desde a suspensão da atividade em agosto, explica a ERS, a clínica não cumpriu os requisitos aplicáveis ao reprocessamento de dispositivos médicos, não comprovou que a gestão dos resíduos hospitalares perigosos cumpre as disposições legais aplicáveis e não atestou o cumprimento das condições de higiene e controlo ambiental nem o cumprimento do regime jurídico da proteção radiológica.

A clínica também não deu garantias de que os serviços são prestados por profissionais devidamente habilitados, não evidenciou a compartimentação mínima para uma clínica ou consultório dentário, nem promoveu o registo e o licenciamento do estabelecimento.

Face ao não cumprimento dos requisitos a ERS determinou agora o encerramento definitivo da atividade.

Este caso surgiu na sequência de ações de fiscalização desenvolvidas pela ERS em Almada, no distrito de Setúbal, com o objetivo de “garantir o direito de acesso dos utentes à prestação de cuidados de saúde adequados, de qualidade e com segurança e verificar o cumprimento dos requisitos de funcionamento em vigor”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Saliva ativa coagulação em pessoas com hemofilia A

Um estudo recente liderado pela Universidade Médica de Viena revelou que a saliva contém vesículas especiais que desencadeiam a rápida coagulação do sangue em pacientes com hemofilia A. A investigação, publicada na revista científica “Blood”, oferece novas perspetivas sobre os mecanismos de coagulação nesta doença hereditária, contribuindo significativamente para uma melhor compreensão da patologia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights