Mais de mil imigrantes pernoitam em acampamento de emergência na Gran Canária

21 de Outubro 2020

Mais de um milhar de imigrantes africanos que chegaram nos últimos dias à ilha Gran Canária (Espanha) passaram a noite num acampamento de emergência no cais Arguineguín, informou a Cruz Vermelha.

Nas tendas de campanha instaladas no porto do sul da ilha estavam alojadas, no final do dia de terça-feira, 1.052 pessoas que aguardavam que a polícia as identificasse, que os profissionais de saúde lhes fizessem os testes ao novo coronavírus e que as administrações lhes atribuíssem um local de acolhimento de uma rede completamente sobrelotada.

Trata-se do número mais elevado alguma vez registado no cais de Arguineguín, mas que ainda pode crescer.

Há um mês, o Ministério da Inclusão e das Migrações decidiu recorrer a complexos turísticos vazios devido à crise no setor turístico para alojar temporariamente os imigrantes que chegavam à Gran Canária, ao considerar insustentáveis os números que se verificavam nesse momento no cais de Arguineguín.

Nessa altura, chegaram a dormir no porto cerca de 400 pessoas, que foram rapidamente recolocadas numa rede de acolhimento que chegou a três mil lugares graças ao recurso aos complexos turísticos.

No entanto, o fluxo de embarcações a caminho da Gran Canária não parou nos últimos dias, antes pelo contrário, registando-se cerca de 300 chegadas diárias que sobrelotaram a capacidade existente.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This