Taxa de ocupação nos cuidados intensivos é de 57%

27 de Abril 2020

Lisboa, 27 abr 2020 (Lusa) - A atual taxa de ocupação nas unidades de cuidados intensivos em Portugal é de 57%, revelou hoje o Governo, a propósito da luta contra a covid-19, e implica uma subida ligeira face aos 54% de há uma semana.

Lisboa, 27 abr 2020 (Lusa) – A atual taxa de ocupação nas unidades de cuidados intensivos em Portugal é de 57%, revelou hoje o Governo, a propósito da luta contra a covid-19, e implica uma subida ligeira face aos 54% de há uma semana.

“Neste momento, Portugal regista uma taxa de ocupação em unidades de cuidados intensivos de 57%”, avançou António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, durante a conferência de imprensa diária no Ministério da Saúde sobre a evolução da pandemia no país.

Há uma semana, a taxa de ocupação nos cuidados intensivos era de 54%, pelo que houve um aumento ligeiro neste indicador.

“É, naturalmente, muito importante conseguir que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) continue a dar resposta às necessidades”, assinalou o governante, realçando que, “para isso, é importante o empenho de todos”.

E acrescentou: “Salvar vidas é uma missão de cada um de nós”.

Ao mesmo tempo, sublinhou, “os serviços estão a preparar os seus planos para que a resposta fora da covid continue a acontecer”, vincando que este é “um trabalho contínuo, que está a ser feito num trajeto duplo pelas instituições de saúde”, adequando a recuperação da atividade assistencial, seja de consultas, cirurgias e exames, a cada situação específica, a par da batalha contra o novo coronavírus.

“Estamos convencidos de que, também aqui, o SNS será capaz de dar um sinal da sua resposta e da sua força”, rematou.

Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 25 mortos (+2,8%) e mais 163 casos de infeção (+0,7%).

Das pessoas infetadas, 995 estão hospitalizadas, das quais 176 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou 1.329 para 1.357.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo já anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights