Investigação clínica em foco nas Jornadas CUF 2025

9 de Janeiro 2025

A CUF Academic Center promove as 2as Jornadas de Investigação Clínica nos dias 16 e 17 de janeiro de 2025, no Hospital CUF Tejo e online. O evento visa destacar o papel da investigação clínica na melhoria dos cuidados de saúde, reunindo especialistas para debater inovações e desafios do setor.

A CUF Academic Center organiza as 2as Jornadas de Investigação Clínica nos dias 16 e 17 de janeiro de 2025, no Hospital CUF Tejo e online. O evento visa destacar o impacto da investigação clínica na melhoria dos cuidados de saúde.

O evento, que decorrerá das 9h00 às 18h00 em ambos os dias, tem como objetivo aprofundar conhecimentos e promover a partilha de experiências sobre a importância da investigação clínica na prática médica. A CUF pretende enfatizar o papel da investigação como parte integrante da atividade assistencial e sua relação com a criação de conhecimento e a melhoria dos cuidados de saúde prestados à população.

O primeiro dia do evento apresentará uma visão abrangente sobre a investigação clínica, com sessões temáticas focadas em inovação, inteligência artificial, o impacto do internato na investigação clínica e a importância da colaboração entre instituições. Destaca-se ainda a entrega dos Prémios Gazeta Médica 2023 e das Bolsas de Doutoramento em Medicina, Enfermagem e Técnicos CUF.

No segundo dia, será realizado o Curso Satélite “Revisão teórico prática de procedimentos nos ensaios clínicos”, que abordará o papel de diversos intervenientes nas várias fases de um ensaio clínico. O evento encerrará com discussões sobre a monitorização dos ensaios clínicos e a competitividade dos centros clínicos em Portugal.

A realização destas jornadas reflete o compromisso da CUF com a investigação clínica, reconhecendo seu papel fundamental no desenvolvimento de terapêuticas seguras e eficazes8. Desde 2016, a CUF já realizou mais de 140 ensaios clínicos e recrutou mais de 800 doentes, demonstrando um impacto crescente na captação e desenvolvimento de estudos clínicos.
A investigação clínica na CUF é coordenada pelo CUF Academic Center, que integra profissionais especializados como coordenadores, farmacêuticos e enfermeiros, essenciais para atender às exigências e ao rigor científico dos ensaios clínicos modernos.

A participação em ensaios clínicos oferece benefícios significativos para os pacientes, incluindo acesso antecipado a medicações inovadoras e acompanhamento médico rigoroso. Além disso, contribui para o desenvolvimento econômico e científico do país, reforçando a posição de Portugal no cenário internacional de investigação clínica.

A inscrição para as 2as Jornadas de Investigação Clínica CUF é gratuita, mas obrigatória, e pode ser realizada através do link disponibilizado pela organização. Este evento representa uma oportunidade única para profissionais de saúde, investigadores e interessados na área da investigação clínica compartilharem conhecimentos e discutirem os avanços mais recentes no campo.

PR/HN/NB

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights