Os três nomes da lista restrita para substituir Gandra D`Almeida na Direção Executiva do SNS

18 de Janeiro 2025

De acordo com fontes próximas do processo contactadas pelo Healthnews, são três os nomes da short list do Governo para substituir António Gandra d'Almeida, que se demitiu esta sexta-feira do cargo de diretor executivo do Sistema Nacional de Saúde, um pedido aceite prontamente pela ministra Ana Paula Martins.

Em causa, a acumulação, alegadamente ilícita, de funções enquanto Coordenador da delegação do Norte do INEM e de prestador de serviços em hospitais na região do Algarve.

DE acordo com as fontes contactadas pelo nosso jornal, Carlos Martins, Álvaro Santos Almeida e Miguel Guimarães são os nomes preferidos pelo Governo para substituir o demissionário Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Carlos Martins, antigo secretário de Estado da Saúde do governo de Durão Barroso que substituiu Ana Paula Martins na presidência do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria, tem enfrentado desafios recentes na gestão hospitalar. Sob sua liderança, a ULS de Santa Maria tem lidado com o aumento da procura dos serviços de urgência. De acordo com informação disponibilizada pelo hospital, só atá novembro de 2024, as equipas da ULSSM realizaram 35 mil cirurgias, mais duas mil operações do que em todo o ano de 2023, que já tina sido o melhor da história dos hospitais do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte.

A ULS Santa Maria prepara-se também para bater o recorde de consultas hospitalares, acompanhado pela subida  de primeiras consultas.
Álvaro Santos Almeida, por sua vez, traz uma vasta experiência académica e prática na área da economia da saúde. É Professor Associado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e possui um doutoramento em Economia pela London School of Economics and Science. O putativo candidato tem um histórico significativo em cargos de gestão e regulação na área da saúde, tendo sido Presidente da Entidade Reguladora da Saúde de 2005 a 20101. Além disso, foi deputado na Assembleia da República entre outubro de 2019 e março de 20221, onde integrou a Comissão Parlamentar da Saúde.
,José Miguel Ribeiro de Castro Guimarães, natural do Porto, licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e especialista em Urologia (desde 1997), foi Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (2011-2017). Em 2005 obteve a Competência em Gestão dos Serviços da Saúde da Ordem dos Médicos. Organizou mais de 30 reuniões científicas e profissionais e como investigador publicou mais de uma centena de trabalhos de investigação em revistas nacionais e internacionais, na área da Urologia. foi Bastonário da Ordem dos Médicos. .

Seja qual for o escolhido, tem pela sua frente uma missão hercúlea: um SNS à beira do colapso; contestação por parte de quase todos os grupos profissionais que integram o SNS

HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights