Paulo Ribeiro: “Endoscopia avança: diagnóstico precoce salva vidas”

01/30/2025
O Dr. Paulo Ribeiro, coordenador clínico da Unidade de Endoscopia dos SAMS, alerta para o aumento do cancro do cólon em jovens e destaca a importância do rastreio precoce. Em entrevista exclusiva ao Healthnews, fala ainda sobre avanços na endoscopia e desmistifica receios.

Healthnews (HN) – Quais são os principais fatores que contribuem para o aumento da incidência do cancro do cólon, especialmente em pessoas com menos de 50 anos?

Paulo Ribeiro (PR) – Os principais fatores de risco são a obesidade, os consumos de tabaco, álcool e consumo de alimentos processados, gordos ou hipercalóricos.

HN – Como podemos sensibilizar eficazmente a população portuguesa para a importância dos rastreios precoces do cancro digestivo, particularmente do cólon?

PR – A melhor sensibilização são as campanhas junto da população no sentido de mostrar os efeitos dos factores de risco, a eficácia dos sistemas de rastreio e a verdadeira dimensão da tragédia que são estas doenças

HN – Que avanços recentes nas técnicas de endoscopia têm contribuído para melhorar o diagnóstico precoce e o tratamento do cancro do cólon?

PR – A acuidade diagnóstica dos meios endoscópicos é cada vez maior e mais temos capacidade de detetar lesões pré-malignas ou malignas em fases iniciais. Na grande maioria das situações, estas lesões são retiradas por endoscopia sem necessidade de recorrer à cirurgia

HN – Quais são os principais receios que as pessoas têm em relação às endoscopias e como podemos desmistificá-los?

PR – O mito de que o exame é doloroso, o que não se verifica, uma vez que é feito com apoio da anestesia. Se o resultado for normal, só precisa de ser feito de 5 em 5anos. Temos sobretudo é enfatizar o que os exames têm positivo e que podem salvar muitas vidas: a sua, que está a ler esta entrevista, por exemplo.

HN – De que forma as Jornadas de Endoscopia do SAMS podem contribuir para a evolução das práticas clínicas no diagnóstico e tratamento do cancro digestivo em Portugal?

PR – Vamos para a 5ª edição das Jornadas de Endoscopia dos SAMS. Gostamos de fazer todo um trabalho de divulgação da nossa atividade como comunidade ligada sobretudo à endoscopia digestiva. Mostrando o nosso trabalho, discutimos propostas de evolução e partilhamos preocupações e desejos.

Juntamos também outros especialistas de outras áreas do saber que cada vez mais se cruzam com a nossa atividade diária: economistas, gestores, matemáticos, juristas, especialistas em data science, em comunicação. É sempre muito interessante para nós esta partilha de ideias sobre um tema. Este ano o tema será: EVOLUIR.

HN – Que lições podemos aprender com a equipa de especialistas japoneses do National Cancer Center Tokyo no que diz respeito às técnicas inovadoras de diagnóstico e tratamento do cancro do cólon?

PR – Os especialistas japoneses que estarão presentes mais uma vez connosco serão o Prof. Yutaka Saito (director da unidade de Endoscopia do National Cancer de Tokyo) e o Prof. Takahisa Matsuda (director da Unidade de Gastroenterologia da Toho University Tokyo). São dos melhores endoscopistas mundiais nesta área, com quem tive oportunidade de trabalhar no Japão. A sua elevadíssima experiência e o seu conhecimento científico é uma garantia de sucesso das Jornadas.
Teremos possibilidade de os ver trabalhar e discutir com eles as atitudes mais corretas e a melhor maneira de evitar complicações e como as tratar.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

llda Faustino: “Lutar Contra o Sexto Cancro Mais Mortal do Mundo”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Sofia Correia de Barros, Presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), destaca os desafios da literacia em saúde, a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crónica, e faz o balanço das quatro décadas de trabalho da associação, sublinhando a necessidade de inovação e de uma maior valorização do setor em Portugal.Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Sofia Correia de Barros, Presidente da Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL), destaca os desafios da literacia em saúde, a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crónica, e faz o balanço das quatro décadas de trabalho da associação, sublinhando a necessidade de inovação e de uma maior valorização do setor em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights