Via Verde Coronária disponível 24/7 para tratar enfarte, destaca APIC em campanha nacional

11 de Fevereiro 2025

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular alerta para a urgência no tratamento do enfarte agudo do miocárdio, destacando a Via Verde Coronária e sintomas que exigem ação imediata, no âmbito da campanha "Cada Segundo Conta"

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) reforçou esta terça-feira, 11 de fevereiro de 2025, o alerta para a prevenção e tratamento precoce do enfarte agudo do miocárdio, no âmbito da campanha “Cada Segundo Conta”. A iniciativa coincide com o Dia Nacional do Doente Coronário, assinalado a 14 de fevereiro, e visa combater uma das principais causas de morte em Portugal, responsável por mais de 10.000 casos anuais.

Rita Calé Theotónio, presidente da APIC, sublinhou que a sobrevivência e recuperação dos doentes dependem da “rapidez com que se atua após o aparecimento dos sintomas”. Relembrou que a campanha, lançada em 2019, mantém o mesmo objetivo: sensibilizar para a prevenção e tratamento imediato, garantindo o funcionamento contínuo da Via Verde Coronária e dos laboratórios de hemodinâmica, que realizam angioplastias primárias 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Dados do Registo Nacional de Cardiologia de Intervenção (RNCI) revelam que, em 2024, foram realizadas mais de 4.000 angioplastias primárias em Portugal, um aumento progressivo desde 2002. João Brum Silveira, coordenador das iniciativas Stent Save a Life e “Cada Segundo Conta”, alertou que, apesar da maior consciencialização sobre sintomas como dor no peito (que pode irradiar para o braço esquerdo, costas ou pescoço), suores, náuseas e dificuldade respiratória, muitos doentes ainda hesitam em contactar o 112 imediatamente. “Essa demora pode ser fatal”, frisou.

A APIC reforça a necessidade de adoção de estilos de vida saudáveis para prevenir a doença: evitar tabaco, controlar colesterol, tensão arterial, diabetes, manter alimentação equilibrada, praticar exercício físico e gerir o stress. A campanha, apoiada pelo INEM, pela Presidência da República e pela iniciativa Stent Save a Life, disponibiliza informações detalhadas no site www.cadasegundoconta.pt.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights