Servier Portugal lança programa SHAPE para apoio integral em cancro digestivo metastático

26 de Março 2025

A Servier Portugal lançou o programa SHAPE, uma iniciativa internacional que disponibiliza ferramentas práticas para melhorar a qualidade de vida de doentes com cancro digestivo metastático e cuidadores. Disponível desde 26 de março, inclui brochuras adaptadas e apoio multidisciplinar.

A Servier Portugal acaba de introduzir no país o programa SHAPE (Support Harmonized Advances for Better Patient Experiences), uma iniciativa internacional pioneira destinada a melhorar a qualidade de vida de doentes com cancro digestivo metastático e das suas famílias. Desenvolvido em colaboração com a Digestive Cancers Europe e uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, o projeto oferece ferramentas práticas co-criadas com doentes e cuidadores, abordando desde a comunicação com médicos até gestão emocional, nutrição e atividade física.

João Bernardo, responsável de Oncologia da Servier Portugal, destacou que o SHAPE “representa uma mudança de paradigma” ao integrar perspetivas de doentes e profissionais, gerando recursos centrados nas necessidades reais. Em Portugal, a iniciativa materializa-se em três brochuras informativas adaptadas, disponíveis no site da empresa, que orientam doentes e cuidadores ao longo de toda a jornada terapêutica.

A Servier Portugal, com atividade no país desde 1978 e especializada em áreas como oncologia, diabetes e insuficiência cardíaca, reforça assim o seu compromisso com abordagens inovadoras em saúde. O programa visa promover uma gestão holística da doença, alinhada com a missão global do grupo farmacêutico de priorizar o progresso terapêutico e o bem-estar dos pacientes.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF abre 12 Novos Centros de Saúde na Grande Lisboa

A CUF anunciou a abertura de 12 novos Centros de Saúde na região da Grande Lisboa, com o intuito de reforçar a sua presença junto das populações e proporcionar um acompanhamento mais próximo da saúde dos portugueses. 

Alergias na primavera: recomendações para reduzir a exposição aos alergénios

A primavera é, para muitos doentes alérgicos, uma estação temida.  Como explica a imunoalergologista Mariana Lobato: “os pólenes libertados pelas plantas e árvores que florescem por esta altura são transportados pelo vento e favorecem o contacto dos doentes com este alergénio. Assim, nem todas as pessoas podem desfrutar com qualidade desta estação tão bonita”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights