Livro reúne perguntas e respostas essenciais sobre osteoporose pensado para médicos de medicina geral e familiar

31 de Março 2025

O livro "Osteoporose: Questões Fraturantes", escrito pelos especialistas em Reumatologia Prof. Doutor Fernando Pimentel dos Santos e Dr. Tiago Meirinhos, foi lançado esta sexta-feira no 42º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).

 

Desenvolvido com o apoio da Tecnimede, empresa portuguesa que oferece um portfólio de medicamentos sujeitos a receita médica e de medicamentos inovadores, da Springer Healthcare Communications e com apoio institucional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM) e a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), este livro de bolso dirigido aos profissionais de saúde aborda as questões mais prementes sobre a osteoporose, contribuindo para a atualização científica e oferecendo apoio à prática clínica na área.

Em Portugal, a osteoporose é uma condição de saúde que, segundo dados epidemiológicos de 2019, tem uma prevalência estimada de 22% nas mulheres e de 6,7% nos homens com mais de 50 anos e apresenta um impacto social e individual considerável. Apesar da consciencialização crescente, a doença permanece subdiagnosticada e subtratada. Um exemplo preocupante é que apenas 25% das mulheres elegíveis para tratamento, com base no risco de fratura, recebem tratamento adequado. Estima-se que a osteoporose seja responsável por cerca de oito fraturas de fragilidade por hora em Portugal, com a fratura da anca a representar a fratura mais grave, necessitando quase sempre de hospitalização e intervenção cirúrgica.

Considerando o papel fundamental dos médicos de família na realização de uma avaliação inicial abrangente e minuciosa dos pacientes, este livro de bolso, elaborado com base em perguntas e respostas, apresenta-se como um recurso indispensável. As respostas a questões como a abordagem do paciente com suspeita de osteoporose, a gestão da osteopenia, as estratégias não farmacológicas e os tratamentos farmacológicos a serem considerados, o risco de osteonecrose da mandíbula, o início do tratamento após uma fratura, assim como a monitorização e a pausa terapêutica, são fruto de uma combinação de pesquisa clínica, diretrizes práticas e casos de estudo com o objetivo de promover uma abordagem holística e multidisciplinar na orientação dos pacientes com esta condição. O livro destaca ainda a importância de combater a inércia terapêutica, fundamentando as intervenções clínicas na melhor e mais robusta evidência científica que se encontra disponível.

O autor Dr. Tiago Meirinhos considera que “apesar de todos os esforços que temos feito na melhoria do rastreio e tratamento da osteoporose, são ainda muitos os utentes que diariamente sofrem fraturas de fragilidade, impactando negativamente a sua qualidade de vida, e agravando a morbimortalidade. O objetivo deste livro é proporcionar a todos os colegas, nomeadamente aos médicos de Medicina Geral e Familiar, uma ferramenta prática e de fácil acesso a todas as dúvidas de osteoporose na prática clínica, nomeadamente relacionadas com a abordagem, tratamento e seguimento destes utentes”.

Para o também autor, Prof. Doutor Fernando Pimentel dos Santos: “A osteoporose é uma doença silenciosa que afeta milhões de pessoas, especialmente idosos. O envelhecimento da população portuguesa exige atenção dos profissionais de saúde. Disponibilizar um livro prático e acessível, baseado em perguntas e respostas, assume-se como uma ferramenta valiosa para capacitar os médicos de Medicina Geral e Familiar e contribuir para que os doentes recebam o melhor cuidado possível”.

O livro “Osteoporose: Questões Fraturantes” está disponível em formato físico através do contacto direto com os Delegados de Informação Médica (DIM) ou com a Medical Science Liaison (MSL) da Tecnimede. A versão digital ficará disponível na plataforma Tecnishare. Além disso, o livro incorpora o acesso a três folhetos informativos que os médicos podem distribuir aos seus pacientes, abordando temas como nutrição, prevenção de quedas e exemplos de exercício físico a fazer na prevenção e tratamento da osteoporose.

Mais do que uma questão de saúde óssea, a osteoporose é um problema que compromete a qualidade de vida, a autonomia e a mobilidade dos doentes. Este livro tem como principal objetivo promover a sua sensibilização, prevenção e tratamento, reduzindo o impacto socioeconómico da doença e melhorando a qualidade dos cuidados prestados.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights