Henrique Veiga-Fernandes, Investigador Principal na Fundação Champalimaud, foi recentemente nomeado Embaixador do Conselho Europeu de Investigação (ERC), tornando-se o único cientista em Portugal a receber esta distinção em 2025. A seleção, que envolveu mais de 200 candidatos de toda a Europa e países associados, resultou na escolha de 32 embaixadores provenientes de 21 Estados-Membros da União Europeia e quatro Países Associados, incluindo Israel, Noruega, Turquia, Reino Unido e Suíça.
Reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho inovador sobre o sistema imunitário, Veiga-Fernandes soma já múltiplos prémios e distinções científicas ao longo da carreira. Como Embaixador do ERC, irá integrar uma rede de investigadores de excelência com a missão de promover o valor da investigação científica de fronteira na Europa. O papel dos embaixadores, de carácter voluntário, é considerado fundamental para dinamizar os ecossistemas de investigação locais, partilhar experiências sobre o financiamento do ERC e sensibilizar o público, decisores políticos e meios de comunicação para a importância da ciência fundamental.
Veiga-Fernandes sublinha que o ERC é “a iniciativa científica mais transformadora e prestigiada atualmente a moldar o panorama da ciência na Europa” e destaca a necessidade de amplificar as vozes dos cientistas no espaço público e junto dos decisores, num momento em que o papel da ciência nas sociedades baseadas no conhecimento enfrenta novos desafios.
A nomeação de Veiga-Fernandes reforça a presença portuguesa na elite científica europeia e reconhece o impacto do seu trabalho, nomeadamente na área da imunologia, onde tem contribuído para avanços fundamentais no entendimento das doenças modernas e na promoção da saúde pública.
PR/HN/MM
0 Comments