Elisabete Pinheiro Enfermeira Diretora da ULS Braga

Dia do Enfermeiro: Todos Cuidam de Todos

05/12/2025

Dia do Enfermeiro: Celebrar quem cuida de todos, inclusive de si mesmo

Hoje, celebramos o Dia do Enfermeiro, uma data especial que nos convida a refletir sobre a importância destes profissionais que dedicam as suas vidas ao cuidado, à atenção e ao bem-estar de todos.

É preciso mais do que parabenizar, é urgente reconhecer. Por trás dos uniformes brancos e dos turnos exaustivos, há uma força de trabalho essencial cuja luta quotidiana permanece, em grande parte, invisível. O KIT-DIE-2025, documento de diretrizes estratégicas para o fortalecimento da enfermagem, aponta com precisão um dos pilares mais negligenciados: as lutas invisíveis e os desafios atuais da força de trabalho.

Valorizar a enfermagem não pode ser apenas um gesto simbólico, mas um compromisso político. É fundamental fortalecer o SNS, melhorar as condições de trabalho e investir em saúde mental para quem cuida.

O Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) apresenta 7 pontos na “Agenda Cuidar dos Enfermeiros para o bem-estar e sustentabilidade da força de trabalho”. Para garantir cuidados de saúde eficazes e de qualidade, é essencial assegurar dotações adequadas de profissionais, bem como investir nos recursos e equipamentos necessários ao bom desempenho das funções. Criar condições de trabalho seguras, dignas e que respeitem a integridade física e emocional dos profissionais é um passo fundamental para promover ambientes de trabalho saudáveis e sustentáveis.

Além disso, é imprescindível apoiar a formação contínua, o desenvolvimento profissional e o pleno exercício da prática dos enfermeiros, valorizando o seu contributo com uma remuneração justa e competitiva. Culturas organizacionais de apoio e de elevado desempenho devem ser incentivadas, promovendo a motivação e a excelência. Por fim, melhorar o acesso aos cuidados de saúde e aos serviços de apoio ao bem-estar beneficia não apenas os profissionais, mas toda a população.

Quando cuidamos dos profissionais de enfermagem, todos ganham. O relatório aponta com clareza: é urgente fortalecer e apoiar essa força de trabalho, pois isso melhora os resultados para os doentes, torna o sistema de saúde mais eficiente, promove cuidados mais justos e resilientes, e ainda traz benefícios económicos significativos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca três razões principais para investir em ambientes de trabalho saudáveis e que promovam o bem-estar dos profissionais. Em primeiro lugar proteger quem cuida é, antes de tudo, uma obrigação moral. Além disso, cuidar da saúde e do bem-estar dos trabalhadores é uma decisão inteligente: aumenta a produtividade, reduz a rotatividade, melhora o desempenho das instituições e, consequentemente, eleva a qualidade dos cuidados prestados às pessoas. Para além da ética e da lógica organizacional, essa proteção é também uma exigência legal. Em muitos países, a legislação impõe aos empregadores o dever de garantir ambientes seguros, com medidas eficazes de proteção, desde o dimensionamento adequado das equipes até a prevenção da violência no local de trabalho.

Neste contexto, a ULSbraga alinhada com as estratégias identificadas, vai realizar hoje, uma sessão dirigida a todos os enfermeiros sobre “Ambientes de Prática de Enfermagem Positivos”, com a Professora Doutora Olga Ribeiro da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

No Dia do Enfermeiro, que este artigo não seja apenas um louvor momentâneo, mas um lembrete: por trás da técnica e do cuidado, há seres humanos que também precisam ser cuidados.

“Os enfermeiros cuidam de si e todos cuidam dos enfermeiros.

Todos, todos, todos!”

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Javier Jiménez (PharmaMar): “A inovação é o principal motor do nosso negócio”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Javier Jiménez, Chief Medical Officer da PharmaMar, revela os avanços mais recentes do pipeline da empresa, os projetos em curso, a estratégia de inovação e a análise financeira, sublinhando o compromisso contínuo da PharmaMar com a investigação em oncologia baseada em compostos marinhos.

Médicos reforçam importância do diagnóstico precoce das doenças inflamatórias do intestino

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) está a promover uma campanha nacional de consciencialização para as Doenças Inflamatórias do Intestino (DII), que afetam mais de 25 mil pessoas em Portugal. Esta iniciativa surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial das DII, assinalado a 19 de maio, e reforça a urgência de um diagnóstico mais rápido, de um acesso mais equitativo e de um acompanhamento contínuo e multidisciplinar.

Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa organiza o seu I Congresso a 24 de maio

A Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCML) vai realizar o seu I Congresso no próximo dia 24 de maio de 2025, no Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras. Sob o tema “Repensar a Medicina: Inovação, Colaboração e a Saúde do Futuro”, o evento propõe-se a ser um espaço de reflexão e debate sobre os principais desafios da medicina contemporânea.

Uma Ordem para o futuro

Fernando Vaz 1, Paulo Santos 2
1. Diretor de serviço de oftalmologia do Hospital de Braga
2. Professor de MGF da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
(Os autores são candidatos nestas eleições integrando a Lista A da Secção Regional do Norte)

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights